UOL Viagem

27/07/2009 - 13h39

Camaradagem e momento turista no segundo dia da Expedição Brasil Melhor

FABIO PANZA
Participante da expedição
Depois do 'refresco' da trilha pela praia a expedição retorna a seu ambiente natural, o sertão brasileiro, na travessia da Paraíba até Pernambuco. Terra-mãe do cangaço, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, o Cariri nos recebeu com muita chuva, lama e trilha. Longos trechos ermos da caatinga, agora verdejante, permitem ter uma noção da dificuldade de acesso que a população local tem aos bens mais básicos e o impacto que ações solidárias podem ter.

Um segundo dia de trilha que viu pouca quebradeira permitiu que o bom entrosamento entre as várias equipes ficasse ainda mais aparente. O caráter não competitivo da expedição e sua história de anos viajando juntos criam um clima de camaradagem nas dificuldades e tolerância uns com os outros que suavizam o trajeto. O que começa com ajuda para desencalhar um ou outro logo se transforma num constante emprestar de ferramentas, comida, refrigerantes, músicas e fotos. E gozação. O canal geral do rádio, que todo mundo alega que não funciona mas usa o tempo todo, fica cheio com piadas, imitações, gritos de estímulo... e reclamações de que o rádio não funciona.
  • Poio Estavski

    Rio na entrada da 'Róliude Nordestina', na Paraíba



Visitamos o enorme açude de Cabaceiras com sua barragem de dezenas de metros de altura se erguendo acima da cidade e criando a inusitada situação do povo subir a ladeira para ir à praia (sim, praia no sertão). Trinta quilômetros mais adiante, encontramos uma daquelas pérolas que só os expedicionários têm oportunidade de visitar: a Rouliude Nordestina, descrita assim mesmo, em bom português, onde foram gravadas as externas do longa-metragem 'O Auto da Compadecida', de Guel Arraes. Ali estão, tal qual no filme, a praça, a igreja e mesmo o paredão onde todos são fuzilados. Momento turista pra todos tirarem fotos antes de seguirmos viagem.

Na divisa com Pernambuco, a noite e a chuva pegam a expedição ainda navegando as pequenas estradas da serra da Borborema, último obstáculo a ser superado nesse trecho. Novamente se fez sentir a união dos expedicionários que formaram um comboio para descer a serra já do lado Pernambucano e das equipes de apoio, que só se retiraram dali quando receberam por rádio a informação de que todos já haviam saido.

Amanhã um novo tema: Jagunços.

Compartilhe: