UOL Viagem

12/07/2009 - 07h02

História, chucrute e mate no sul do Paraguai revelam as influências culturais do país

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL Viagem *
Qual será a fórmula do sucesso de um destino turístico? No caso paraguaio, a receita é simples: misture trabalho religioso de padres jesuítas e sotaque guarani, e acrescente influências culturais e lingüísticas de imigrantes alemães vindos do sul do Brasil. Junte também o sabor único da erva mate gelada consumida em garrafas térmicas iguais as dos gaúchos.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    Considerada uma das reduções mais importantes do circuito jesuítico, a Iglesia Mayor de Trinidad, da Redução Santísima Trinidad, é de 1739 e tinha três naves


E são com esses elementos, que a princípio parecem não dar liga, que o turismo no sul do Paraguai vai ganhando o interesse de turistas de todo o mundo. Não podemos negar que a imagem do país no Brasil ainda está ligada a Ciudad del Este, o paraíso de sacoleiras e turistas em busca de eletrônicos e perfumes falsificados, mas a região fascina e ensina, ao mesmo tempo.

Nosso roteiro turístico por esse país vizinho começa no final do século 16, quando chegaram os primeiros jesuítas com a difícil tarefa de catequizar os índios locais. Aqueles padres ficaram pouco tempo na região, mas o que sobrou daquela época surpreende visitantes de todo o mundo: as ruínas das Reduções Jesuíticas do Paraguai.

Santísima Trinidad e Jesús de Tavarangüe, declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1993, são os carros chefes de um circuito histórico que inclui, no total, sete reduções que ainda estão de pé no sul do país.

No entanto, a onda de europeus não parou por aí e, no final do século seguinte, começaram a chegar outros imigrantes vindos do Velho Continente. Alemães, suíços e austríacos, que passaram primeiro pelo sul do Brasil, começaram a aportar em terras paraguaias e, em 1900, fundou-se a primeira comunidade estrangeira da região, conhecida como Hohenau.

Surgia então uma curiosa e simpática região formada também por outras cidades com fortes influências alemãs como Obligado e Bella Vista que, juntas, fazem parte das Colônias Unidas do Paraguai.

E se o sol forte começar a castigar os visitantes menos acostumados às altas temperaturas, a saída é recorrer ao terere, uma forma encontrada pelos locais para continuar com o hábito de consumir o bom e velho mate. Mas com uma dose extra de cubos de gelo.

Se você achar que não parece o Paraguai, é porque ainda não conhece esse país.

COMO CHEGAR

O acesso às duas principais Reduções Jesuíticas do Paraguai se dá pela Ruta 6, estrada que une Ciudad del Este à Encarnación, na fronteira com a Argentina. Há duas formas de se chegar à região. Pode sair por Assunção e rodar os mais de 400 km de distância entre as Colônias Unidas e a capital paraguaia. Outra alternativa é entrar no país por Posadas, a capital de Misiones, na Argentina. O acesso às outras reduções paraguaias se dá pela Ruta 1, estrada que une Assunção à Encarnación.

San Ignacio: km 226
Santa María de Fe: km 230
Santa Rosa de Lima: km 248
Santiago: km 279
San Cosme y San Damián: km 306

ONDE FICAR

Hotel Papillón (em Bella Vista)
Ruta 6, km 45
Tel: (595) (0767) 240-235 / 240-280
www.papillon.com.py

Parque Manantial (em Hohenau)
Ruta 6, km 35
Tel: (595-75) 32250 / 32732
manantial@tigo.com.py

ATRAÇÕES

Centro Cultural Edwin Krug (em Hohenau)


Conta a história da imigração alemã na região e o que se mantém da tradição no cotidiano através de objetos, fotos e livros doados por moradores locais. Av. Fundadores, s/n. Tel: (0775) 232-706. Diar. das 7h às 11h e das 13h30 às 17h30.


Divulgação

Ruínas Jesuíticas Santísima Trinidad


Ruta 6 - km 28 (Província de Itapúa). Diar. das 7h às 17h30 (inverno) e das 7h às 19 (verão). Entrada paga.


Divulgação

Ruínas Jesuíticas Jesús de Tavarangüe


A entrada para o local se dá pelo km 30 da Ruta 6, na Província de Itapúa. Diar. das 7h às 17h30 (inverno) e das 7h às 19 (verão). Tel: (071) 270-038. Entrada paga.


Divulgação

Casa de Cultura de Bella Vista


As visitas aos museus devem ser agendadas no escritório de informação turística, que também organiza tours pelas Colônias Unidas e para as ruínas de Trinidad e Jesús. Tel: (0985) 725-530. De seg. a sex. das 8h às 12h e das 15h30 às 19h; sáb. das 8h às 12h. koatiturismo@yahoo.com.ar


Divulgação

Parque Manantial


Esse parque é a opção de lazer durante os dias quentes. O local conta com piscinas, salão de jogos, quadras, e prática de esportes radicais. Ruta 6, km 35, Hohenau. Tel: (00595-75) 32250 / 32732. De ter. a dom. das 9h às 20h. Entrada paga. manantial@tigo.com.py




Mais informações
http://www.senatur.gov.py


* O jornalista viajou a convite da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai

Compartilhe: