UOL Viagem

02/07/2009 - 16h10

Conheça atrações e festivais de inverno que acontecem em julho e agosto no Brasil

CAROLINA FRANÇA
Colaboração para o UOL Viagem
Atualizado em 03/07/2009, às 13h09

Divulgação/Música Colonial/Gramado/Serrinha
Apesar de passar a maior parte do ano em temperaturas altas, o brasileiro tem cada vez mais opções de eventos temáticos para desfrutar da curta temporada de inverno. Para aproveitar a intensa programação dos festivais de música, arte, gastronomia, teatro, esportes, o UOL Viagem preparou um roteiro com atrações e festivais que acontecem no país nos meses de julho e agosto.

Uma novidade do inverno deste ano é a pista de esqui e de snowboard com neve artificial que será montada na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. Sim, acredite se quiser. A Cidade Maravilhosa, uma das mais visitadas no verão, abriga nos dias 15 e 16 de agosto as competições do Campeonato Internacional de Esportes na Neve.

Confira a programação dos eventos abaixo:

Divulgação

Fica - Festival de Inverno da Cantareira (SP)


Em sua primeira edição, o festival conta com atividades para todos os gostos como shows, roteiros gastronômicos, exposições ou atividades esportivas. O evento acontece de 26 de junho a 1º de agosto em diversos locais como o Horto Florestal e o Sesc Santana.


Divulgação

Festival de Arte Serrinha (Bragança Paulista - SP)


O Festival de Arte Serrinha terá a primeira semana dedicada a artistas e estudantes de arte. Na segunda semana haverá oficinas para o público em geral, além de shows, palestras, um ciclo de cinema nacional e atividades para crianças. O evento acontece de 13 a 26 de julho.


Divulgação

Festival Vale do Café (Barra Mansa e outras 12 cidades do RJ)


Esse festival acontece em fazendas históricas da antiga região cafeeira no Vale do Paraíba. O público poderá participar de palestras, cursos, manifestações populares e assistir a shows e concertos em igrejas, casarões e praças. O evento acontece de 17 a 26 de julho.


Divulgação

Flip - Festa Literária Internacional de Paraty (RJ)


Em apenas seis edições (este ano é a sétima), a FLIP já se consagrou como um dos mais importantes eventos literários do mundo. Sempre com grandes nomes nacionais e internacionais este ano a feira traz personalidades do peso de Gay Talese e Chico Buarque. De 1º a 5/07.


Divulgação

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG)


Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, o festival desse ano terá o tema "Clube da Esquina e o Chão da Nossa Terra". Serão desenvolvidas atividades envolvendo artes cênicas, música, artes plásticas e visuais e literatura. O evento acontece de 8 a 26 de julho.


Divulgação

Inverno Cultural da UFSJ (MG)


O festival desse ano homenageia Grande Otelo e é organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento envolve oficinas, exposições, shows e seminários, além de atividades em municípios da Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real. De 11 a 19/07.


Divulgação

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira (MG)


Em sua vigésima edição, o festival organizado pelo Centro Cultural Pró-Música traz 39 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização, que serão ministrados por professores vindos de várias cidades do Brasil e do exterior. De 19/07 a 1º/08.


Divulgação

Festival de Inverno da UFMG (Diamantina - MG)


O evento organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais já está em sua 41ª edição e irá promover oficinas e cursos de artes cênicas, literárias, musicais, musicais e visuais. Haverá também projetos especiais, como oficinas de circo. Acontece de 19 a 30 de julho.


Divulgação

Festival de Música em Itanhandu (MG)


O mais antigo festival de música de Minas une cantores de todo o país que concorrem a prêmios em dinheiro em categorias como melhor letra de música e melhor interprete. Terá ainda shows com a banda Brasil Nota Jazz e Wolf Borges e Banda. Acontece nos dias 10 e 11 de julho.


Divulgação

Festival de Inverno de Garanhuns (PE)


Um dos maiores eventos culturais da região, o festival congrega em diversas atividades música, teatro, e artes plástica à cultura popular. Nomes consagrados da música brasileira já estão confirmados para esse ano, como Lenine, Rita Lee e o Rappa. Acontece de 16 a 25 de julho.


Divulgação

Serrano Music Fest (Gramado - RS)


O festival acontece no centro de convenções do Serrano Resort, em Gramado. O público poderá assistir a quatro diferentes espetáculos "Elis - A Força de uma Voz", "Latinidad", "Estrelas" e "A Hora do Choro" em diversas apresentações. Acontece de 4 de julho a 2 de agosto.


Divulgação

Festival do Chocolate (Ribeirão Pires - SP)


A quinta edição do evento traz para a cidade, que fica a apenas 50 quilômetros da capital paulista, uma programação recheada de grandes atrações musicais, como Jota Quest, Capital Inicial e Fábio Jr. Isso além de uma grande variedade de atrações gastronômicas. De 17/07 a 9/08.


Divulgação

Sampa Pizza (SP)


Para comemorar o Dia da Pizza, 10 de julho, a Associação Pizzarias Unidas de São Paulo resolveu organizar um festival de uma semana no bairro da Mooca. Além de produzir a maior pizza do Brasil o evento terá atrações musicais típicas paulistanas e italianas. De 6 a 12/07.


Divulgação

Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais de São Roque (SP)


Os visitantes poderão ver cerca de 1500 orquídeas, além de poder participar palestras sobre cultivo e venda das mesmas e exposição e venda de alcachofra e vinhos. O público também poderá explorar a atração "Jardim dos Sentidos". De 24/07 a 02/08.


Divulgação

Festival de Inverno de Paranapiacaba (SP)


O evento reúne shows de música, como o da cantora Luciana Mello, além de apresentações de grupos folclóricos e Orquestras Sinfônicas. Oferece também apresentações de dança, cinema e teatro. Acontece aos sábados e domingos, de 12 a 27 de julho.


Divulgação

Festival de Inverno de Brasília (DF)


O foco do festival desse ano é a sustentabilidade. Em toda arena (onde acontecem as apresentações) serão utilizados geradores a biodiesel, lâmpadas econômicas e será feita a coleta seletiva do lixo. Shows como os de Jorge Ben Jor e Nando Reis animarão a plateia. De 3 a 5/07.


Divulgação

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP)


Maior evento de música clássica da América Latina o Festival de Campos do Jordão desse ano entrou na programação do Ano da França no Brasil. Além do festival, a cidade abriga o Senac Lab, com uma série de oficinas e eventos gastronômicos. De 4 a 26/07.


Divulgação

Campeonato Internacional de Esportes na Neve (RJ)


Com a altura de um prédio de dez andares, uma pista de esqui e de snowboard com neve artificial será montada na praia de Botafogo, no Rio, para abrigar as competições de inverno. O evento é aberto ao público e gratuito. De 15/08 a 16/08.


Divulgação

Festival de Inverno de Bonito (MS)


Além da beleza natural do lugar, o evento traz atividades de dança, teatro, apresentação de filmes e documentários, oficinas e feira de artesanato. Destaque para os shows de Alceu Valença, Vanessa da Mata, Seu Jorge e Caetano Veloso. De 29/07 a 02/08.


Divulgação

Festival de Inverno Bahia (Vitória da Conquista - BA)


O festival é ponto de encontro de tribos variadas e já tem confirmadas as apresentações de Carlinhos Brown, Skank, Mart'nália e Biquini Cavadão. As atrações ficarão divididas em três espaços: Palco Principal, Tenda Alternativa e Barracão do Forró. De 21/08 a 23/08.


Divulgação

Festival de Dança de Joinville (SC)


O evento, que reúne mais de 4,5 mil participantes, é um dos maiores festivais de dança do mundo, trazendo bailarinos de todos os cantos do país e também do exterior. Tem apresentações para todos os gostos, desde balé clássico até dança de rua. De 15/07 a 25/07.


Divulgação

Festival de Artes de Itu (SP)


Em sua 16ª edição, o festival traz representações das culturas erudita e popular, com números de dança, teatro, circo, mostra de filmes e oficinas de música e grafite. Espetáculos de artistas como Almir Sater e Dona Ivone Lara. De 03/07 a 12/07.





Compartilhe: