UOL Viagem

02/05/2009 - 07h03

Brasileira roda o mundo e planeja livro com experiências de viagem

HELOÍSA DALL'ANTONIA
Da Redação
Durante um ano, a brasileira Luiza Sobral conheceu 36 cidades em 18 países. A jovem de 24 anos, de São Paulo, foi uma das selecionadas para viajar pelo mundo na companhia de outros nove jovens pelo projeto Smirnoff Ten, que selecionou pessoas de diferentes nacionalidades para vivenciar experiências culturais pelo planeta.

A proposta do concurso era descobrir as 'baladas mais originais do mundo', mas Luiza aproveitou a oportunidade para conhecer mais do que só a noite dos países que faziam parte do roteiro. Deixando a preguiça de lado, caminhando muito e controlando o dinheiro que levou, Luiza conseguiu viver o cotidiano de cada país, mas sem deixar de passar pelos principais pontos turísticos locais. Para isso, definir as prioridades da visita é a atitude mais importante. "Quantos dos meus companheiros não puderam ir até a Muralha da China porque acabaram gastando toda a grana do mês comendo em restaurantes bacanas ou fazendo compras em Xangai? Faça de tudo um pouco, mas faça tudo", aconselha.
  • Arquivo Pessoal/Luiza Sobral

    Luiza posa com seguranças em festa oficial do patrocinador do concurso que a levou pelo mundo para encontrar as baladas mais originais


Entre os lugares que faziam parte do roteiro e os que visitou por conta própria, Luiza esteve na Cidade do Cabo e em Joanesburgo (na África do Sul), Sydney e Melbourbe (na Austrália), Xangai, Chengdu, Beijing (na China), Salvador e Morro de São Paulo (no Brasil), Mumbai, Goa, Nova Déli e Agra (na Índia), Bancoc, Koh Samui, Koh Phangan e Koh Phi Phi (na Tailândia), Tóquio (no Japão), Glasgow e Edimburgo (na Escócia), Berlim (na Alemanha), Praga (na República Tcheca), Londres (na Inglaterra), Dublin (na Irlanda), Amsterdam (na Holanda), Gdansk, Varsóvia e Cracóvia (na Polônia), Paris (na França), Barcelona e Ibiza (na Espanha), Montreal e Toronto (no Canadá), Nova York e Miami (nos Estados Unidos).

Boa recepção e aventuras

"O mundo está bem globalizado, mas mesmo assim cada país absorve essa internacionalização sem deixar morrer as raízes de sua cultura", acredita Luiza. A brasileira ficou orgulhosa por perceber o quanto era bem-recebida nos locais quando falava qual era sua nacionalidade. "Nossa terra é vista como um país amigável, com futebol, praia e mulheres bonitas. Acho que quanto mais 'rara' é a visita de um brasileiro em algum país, melhor eles te recebem", comenta a paulista, que afirma ter feito amigos em todos os locais pelos quais passou.

Entre as muitas aventuras vividas nos meses da viagem, Luiza destaca quando, junto de outra participante do concurso, Ania, entrou em uma floresta para conseguir chegar ao lugar em que acontecia o Falls Festival. "Ficamos três horas e meia no meio do mato alto, nos perdemos, vimos um canguru passando por nós, mas finalmente chegamos. Isso tudo foi sem planejamento, saímos para ir passar o dia numa praia a duas horas de Melbourne e no caminho ficamos sabendo sobre o festival. E "invadimos" assim, sem barraca ou saco de dormir. Por sorte conhecemos uma turma de australianos que nos acolheu e dormimos nos carros deles! Foi demais!", conta.

Presenciar casamentos na Índia ("o noivo chegava montado em um cavalo ou elefante"), fazer compras em um supermercado na África do Sul para pessoas de diversos cantos do mundo e comer Pad Thai de rua, na Tailândia, foram algumas das muitas situações pelas quais a paulista passou. As lembranças devem virar um livro, em breve.

  • Arquivo Pessoal/Luiza Sobral

    Em Ibiza, na Espanha, Luiza acredita ter encontrado as melhores baladas


A melhor balada da viagem
"Sinto se não vou surpreender, mas Ibiza foi a campeã no quesito baladas. Na Austrália também pode-se encontrar pérolas de diversão noturna, ou mesmo diurnas como o festival Summadayse, de Melbourne", afirma Luiza, que acredita que apesar dos muitos locais conhecidos, "não foi fácil para mim achar um lugar melhor do que aqui para festas. Rodei o planeta e, no fim das contas, a melhor balada está aqui".

Para conhecer mais sobre Luiza Sobral, visite http://ViajeEmVideo.blogspot.com

Compartilhe: