UOL Viagem

30/04/2009 - 06h10

Highlands escocesas têm trilhas e paisagens de tirar o fôlego

FLÁVIO MARCELO AMARAL
Colaboração para o UOL Viagem
Fazer caminhadas na região do Great Glen, ou Grande Vale na língua gaélica, é uma experiência única, visualizando paisagens compostas de montanhas, vales, rios e lagos de tirar realmente o fôlego (em todos os sentidos da frase). Essa região situa-se no centro da Escócia e é cheia de atrações para os amantes do turismo de aventura.

Arte UOL
A Caminho do Grande Vale

No Great Glen, podemos encontrar a montanha mais alta da Grã-Bretanha, as montanhas mais altas da Escócia e a atração mais famosa da região: o Lago Ness e o seu famoso monstro. As cidades base para explorar essa região são Fort William e Glencoe.

A viagem de trem de Edimburgo para Fort William é uma atração a parte pelas paisagens e é sempre bom ficar com a câmera a postos para capturar cenários de vales, lagos e montanhas espetaculares. O trajeto dura cerca de cinco horas.

Para se hospedar, Fort William conta com várias opções de 'Bed And Breakfast' e pequenos hotéis que cobram cerca de 50 libras por noite por um quarto duplo com café da manhã incluso. Também há um supermercado bem ao lado da estação de trem e ônibus para comprar mantimentos e água para as caminhadas.
  • Flávio Marcelo Amaral/UOL

    Lagos também fazem parte da paisagem do caminho do Great Glen, nas Highlands Escocesas

Explorando Fort William
Já no primeiro dia, é possível ir ao monte Ben Nevis que, com seus 1321 metros de altura, é a montanha mais alta da Grã-Bretanha. É uma caminhada forte e exige preparo físico de quem quer subir até o topo. É recomendado pegar dicas e mapas no centro de informações turísticas de Fort William que fica próximo a estação de trem. Também é possível fazer esses passeios com guias e grupos. Para esse tipo de caminhada, é essencial que o viajante tenha feito seu dever de casa e venha equipado com calçados apropriados para trilhas, mochilas, lanches, reservatórios de água, casacos (mesmo no verão), canetas para marcar os mapas e, dependendo da região, GPS ou bússola. Passeios como esses duram horas e levar as coisas certas os tornam agradáveis e nos deixam sem pressa para voltar, o que é melhor para aproveitar o visual das paisagens. As Highlands Escocesas são famosas pela frase: 'é possível vivenciar as quatro estações do ano em um dia Escócia, portanto se preparar para isso é fundamental'.
  • Flávio Marcelo Amaral/UOL

    Do meio da trilha das Três Irmãs já é possível ter uma visão do alto dos vales


Perdendo o fôlego no Great Glen
De Fort William, é possível ir de ônibus para Glencoe para fazer trilhas no Great Glen. É bom infomar-se na estação de ônibus sobre os horários para planejar a duração da trilha e não perder o transporte na volta. Ao chegar a Glencoe, a primeira coisa a se fazer é ir ao Visitor Centre (www.glencoe-nts.org.uk/index.asp) para comprar mapas da região e saber mais sobre as trilhas. Os mapas vendidos ali são os mais detalhados e como algumas trilhas não são muito demarcadas, é muito fácil perder-se. Os guias dão dicas dependendo do condicionamento físico do viajante e do tipo de paisagem que ele pretende ver (lagos, montanhas, rios, vales). O centro fica a 1,6km ao sul da cidade.

Após comprar os mapas, é só escolher sua trilha e caminhar. As paisagens que se formam no Great Glen são espetaculares e, dependendo da trilha escolhida, a caminhada é longa. Caso decida subir uma montanha, saiba de antemão que a visão, apesar de ainda mais bonita, vai exigir muito fôlego. Se ele já não tiver se perdido na subida, com certeza sumirá com as sequências de paisagens que a região oferece.

Este repórter fez uma trilha que andava 7km a partir do Visitor Center, acompanhando a estrada A-82 e subindo um grupo de montanhas conhecido como As Três Irmãs. No total, foram cerca de 18km caminhados em um dia.

A recompensa no final
A região oferece várias trilhas interessantes e são necessários ao menos quatro dias para conhecer as melhores e suas diferentes paisagens. Mas o roteiro vai exigir um certo preparo físico do turista. Contudo, existem suas recompensas: Fort William possui um excelente restaurante de frutos do mar, o Crannog (Town Pier, www.crannog.net), que fica no próprio pier da cidade. É interessante fazer reservas, pois o estabelecimento é disputado e não há coisa pior do que ficar esperando do lado de fora, sentindo o aroma dos pratos, após um dia duro de caminhada. A sopa cremosa de frutos do mar defumados como entrada é simplesmente espetacular e os outros pratos revigoram qualquer um. A experiência de comer aqui é ímpar, pois o dono do restaurante é também proprietário de barcos de pesca e é ele próprio quem abastece o lugar com peixes frescos diariamente.
  • Flávio Marcelo Amaral/UOL

    O Ness visto a partir das ruinas do castelo Urquhart, às margens do lago


O BÁSICO


COMO CHEGAR
Não existem voos diretos do Brasil para Edimburgo, apenas com escalas. Um bom ônibus - Airport City Centre- faz a ligação do aeroporto com o centro em 25 minutos, tendo como começo/fim da linha a Waverley Bridge, a principal ponte unindo a Old e a New Town.

A principal estação de trem, Waverley Station, fica a leste na Princes Street. A estação de ônibus (coach station) fica na St. Andrew Square, já na New Town, atravessando a mesma rua principal na altura da estação de trem. Vindo de Londres, ônibus saem da Victoria Coach Station e levam de 7h a 8h30 de viagem. Trens partem da estação London King's Cross, fazendo o trajeto de 4h30 a 5h30, conforme o trem e o horário. Para o interior, Edimburgo é a saída mais freqüente para explorar a Escócia.

Aeroporto
Aeroporto de Edimburgo
www.edinburghairport.com

COMPANHIAS AÉREAS
British Airways (com escala em Londres)
www.britishairways.com/travel/home/public/pt_br

Lufthansa (com escala em Frankfurt)
www.lufthansa.com

Air France (com escala em Paris)
www.airfrance.com.br

KLM (com escala em Amsterdã)
www.klm.com/travel/br_br/index_default.html

Ibéria (com escalas em Barcelona e Londres)
www.iberia.com

ONDE FICAR
Hotéis B&B
Berkeley House
Belford Road, PH33 6BT, Fort William

Fort William Bed and Breakfast
Kildonan, Station Road, Corpach, PH33 7JH, Fort William
www.fortwilliambedandbreakfasts.co.uk

Para encontrar mais B&Bs
www.bedandbreakfasts-uk.co.uk/northscotlandframe-fortwilliam.htm
www.bedandbreakfast.com/fort-william-scotland.html

O QUE LEVAR
Casaco, pois o tempo muda rápido; tênis de caminhada; água; barra de cereal; bússola ou GPS.

Compartilhe: