UOL Viagem

27/04/2009 - 06h00

Guia das milhas: entenda os principais programas e voe de graça

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
As maiores companhias aéreas do Brasil, TAM e Gol/Varig, anunciaram importantes ampliações em seus programas de milhagem. As empresas fecharam acordos com parceiros internacionais e já prometem uma lista de benefícios aos membros de seus grupos de fidelidade. Saiba como aproveitar essas vantagens e gastar bem as suas milhas.

No final de 2008, a TAM ingressou na aliança global de aviação comercial Star Alliance (www.staralliance.com), formada atualmente por 21 companhias aéreas e três empresas regionais que juntas operam mais de 18 mil voos diários. Em 2010, quando o processo de integração estiver completo, os usuários do TAM Fidelidade (www.tam.com.br) poderão resgatar seus pontos em voos de todas as empresas que integram a aliança.

A Gol/Varig também não ficou atrás e fechou no início de abril uma parceria com a Air France-KLM. O acordo prevê a integração dos programas de milhagem Smiles (www.smiles.com.br) e Flying Blue (www.flyingbluenews.com) e o compartilhamento de voos (code-share). Por meio da cooperação, os participantes do Smiles voltam a ter opções de destinos fora da América do Sul, o que não acontecia desde que a Varig deixou de operar rotas para a Europa e a América do Norte.

A partir de 1º de maio, quando serão divulgadas as regras de acúmulo no site do Smiles, os passageiros ganharão milhas quando viajarem pela Air France-KLM. Da mesma forma, membros do Flying Blue poderão creditar milhas em voos da Gol/Varig. O resgate, em qualquer uma das companhias, estará disponível a partir de 1º de julho.

POR DENTRO DAS ALIANÇAS COMERCIAIS

Veja quais são as companhias aéreas que fazem parte das principais redes mundiais de aviação comercial:
Star Alliance TAM (apenas a partir de 2010), Lufthansa, Spanair, TAP Portugal, United, US Airways, Air Canadá, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, bmi, EgyptAir, LOT Polish Airlines, Scandinavian Airlines, Shanghai Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, THAI, Turkish Airlines,Adria Airways, Blue 1, Croatia Airlines
SkyTeam Air France-KLM, Alitalia, Continental Airlines, Air Europa, Copa Airlines, Delta, Aeromexico, Northwest, China Southern, Korean Air, Kenya Airways, Czech Airlines, Aeroflot
OneWorld American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines (JAL), LAN, Malév, Qantas, Royal Jordanian

Milhas em dobro

Para celebrar o acordo, usuários do Smiles acumularão o dobro de milhas em voos da Air France e da KLM realizados entre 1º de maio e 31 de julho de 2009 (promoção válida também para os membros do Flying Blue que viajarem pelas companhias brasileiras no mesmo período). Juntos, os grupos oferecem 3.300 voos diários para cerca de 300 destinos em 114 países.

Fique atento!

Apesar de as vantagens oferecidas serem atraentes, é necessário atenção na hora da compra do bilhete com milhas. Além de observar a validade dos pontos, é importante procurar as regras de reembolso e cancelamento de cada empresa, além de possíveis taxas. E fique ligado: os serviços de 0800 do Smiles e do TAM Fidelidade são bloqueados para chamadas de celular. Portanto, se estiver em uma cidade que não é coberta por outra central de atendimento, prepare-se para ter de encontrar um telefone fixo.

Termos e condições

A TAM informa que até uma semana antes do voo é cobrada apenas uma taxa de 10% em pontos para alterações no bilhete, porcentagem que é aplicada sobre o total de pontos do ticket que será substituído. Para trechos fora da América do Sul, a data pode ser alterada sem cobranças dentro desse prazo, segundo a companhia.

Já os participantes do programa Smiles pagam R$ 50 para remarcar bilhetes emitidos no Brasil e US$ 30 para aqueles expedidos fora do País, sendo que esse valor é recolhido por passagem. O prazo para modificações, no entanto, é mais flexível: até três horas antes da viagem. O reembolso das milhas, por sua vez, é permitido somente para bilhetes totalmente não utilizados e que estejam dentro da validade, ou seja, um ano a partir da data de emissão.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR AS SUAS MILHAS:

1) Antes de viajar, faça a inscrição no programa de milhas da companhia que vai voar (caso ainda não tenha feito). O cadastro pelo site costuma ser bem simples e o número que você recebe já permite o início do acúmulo de milhas. Alguns programas apenas emitem o cartão após alguns voos.
2) Apresente o cartão ou o número de inscrição no programa de milhas no ato do check-in. Algumas companhias permitem o resgate de pontos após o voo (se o viajante já fizer parte do programa), mas isso pode ser muito trabalhoso e levar mais tempo.
3) Fique atento às promoções. Visite regularmente os sites das companhias e assine as newsletters.
4) Não se esqueça: as milhas têm validade. A TAM estipula um prazo de dois anos a partir da data do voo. Já no caso do Smiles, a validade é de três anos.
5) Compre o bilhete com antecedência. Algumas datas e rotas podem apresentar maior dificuldade de confirmação. Então, planeje-se!
6) Concentre os gastos no cartão de crédito. Pesquise aquele que lhe oferece mais milhas. Em alguns casos, é possível ganhar uma boa quantidade logo na adesão.
7) Saiba quem são os parceiros do seu programa de milhas. Estacionamentos, restaurantes e hotéis geralmente estão nesta lista.
8) Gaste seus pontos rapidamente. As companhias podem mudar as regras de acúmulo e resgate quando desejarem. Ou pior ainda, podem passar por crises e deixar de voar para certos destinos.
9) Faça o check-in pela Internet. Algumas empresas oferecem milhas para os passageiros que realizarem o procedimento pela Web. Consulte o site das companhias.

Compartilhe: