UOL Viagem

24/04/2009 - 07h29

Uma rua para compras mais inteligentes em Xangai

ANDREW YANG
New York Times Syndicate
Para a maioria dos moradores locais, Huaihai Road em Xangai sempre foi um dos corredores de comércio obrigatórios da cidade. Nela, lojas de departamentos como Isetan e lojas menores como Levi's, Miss Sixty e Calvin Klein se misturarem na paisagem.

Recentemente, uma onda de aberturas de lojas finas aumentou o perfil de alto luxo do boulevar frequentemente lotado, pegando emprestado bastante DNA de suas origens de varejo.

O primeiro sinal disso pode não ficar imediatamente óbvio, mas passando pela entrada sinuosa do Nº 769 da Huaihai Road e por jardins bem-cuidados, leva a duas recém-reformadas vilas ao estilo francês - as vilas gêmeas, como são conhecidas. Esse belo complexo de três andares, com varandas em cada andar, agora abriga lojas duas das maiores marcas da Richemont, Dunhill (86-21-5454-8699; www.dunhill.com) e Vacheron Constantin (86-21-3395-0800; www.vacheron-constantin.com). Em sua inauguração repleta de astros e estrelas em outubro, onde um público em traje a rigor se misturava no jardim, Jude Law, o rosto da Dunhill, podia ser visto no setor VIP.

Um andar superior das vilas abriga a recém-chegada filial de Xangai do exclusivo para sócios Kee Club (86-21-3395-0888). O Kee há muito é um ponto de encontro da alta sociedade em Hong Kong, mas a filial menor de Xangai é um pouco mais democrática: ela é aberta ao público em geral - pelo menos até conseguir estabelecer uma clientela regular.

Por ora, os visitantes podem curtir o bar, repleto de sofás de couro Chesterfield e cadeiras Jacobsen Egg, ou reservar uma mesa no salão de jantar mais formal, que serve uma seleção de alta cozinha francesa (o jantar para dois custa cerca de 1.000 yuans, ou aproximadamente US$ 145, com o dólar cotado a 6,97 yuans). O Kee Hong Kong é conhecido por seu dim sum, e segundo Maria Rhomberg, uma das fundadoras do Kee Club, a cozinha do Kee Xangai também serve cozinha chinesa e dim sum.

Atrás das vilas se encontra um novo prédio baixo e mais moderno cercado por espelho d'água. No seu interior, aqueles que apreciam arte encontrarão um novo espaço da ShanghART (86-21-3395 0808; www.shanghart.com), talvez a mais respeitada e conhecida galeria de arte contemporânea da cidade. É o quarto endereço da galeria em Xangai, seu quinto ao todo, após a recente expansão para Pequim.

À procura de algo para as crianças? Pequenos e fãs adultos de brinquedos adorarão encontrar uma elaborada loja da Barbie mais adiante na rua (550 Huaihai Road; www.barbieshanghai.com). A loja será a primeira montada pela Mattel, a dona da marca, para venda exclusiva de produtos Barbie. Visando ser mais do que apenas uma butique de brinquedos, a loja terá um café desenvolvido pelo chef David Laris, que também dirige outro restaurante no Bund, outro grande distrito de comércio e restaurantes de Xangai. O prédio de oito andares contará com uma fachada de vidro fosco projetada por James Slade, um arquiteto de Nova York. As crianças provavelmente não darão a menor importância para a arquitetura - apenas para o que há dentro dela.
  • Divulgação

    Salão de beleza para crianças na loja da Barbie, em Xangai

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: