UOL Viagem

27/03/2009 - 22h00

Casa de "Che" relembra fases importantes da vida do líder revolucionário argentino

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL Viagem
Sentado na sacada, um garoto de olhar distante parece planejar o futuro. Dentro da casa, os livros de aventuras fantásticas ainda estão jogados na escrivaninha do quarto enquanto Dona Rosario, na cozinha, cola em seu caderno mais uma receita culinária publicada pelo jornal local. A velha máquina de costura divide espaço com as fotos amareladas do final do corredor que leva ao banheiro, onde um bebê sentado sobre o penico chupa os dedos e, com olhar distante, também parece planejar o futuro.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    Visitante se prepara para percorrer as salas do museu dedicado a Che Guevara


Quem entra nessa casa simples da Villa Nydia, em Alta Gracia, mal se dá conta de que ali viveu um dos maiores ícones revolucionários do mundo, Ernesto Guevara de la Serna, o "Che". Ernestito, como era conhecido entre os amigos e familiares, viveu ali dos dos 4 aos 16 anos por recomendação médica. Vítima de persistentes problemas respiratórios, Ernesto foi levado pela família para recuperar-se das crises asmáticas que lhe tiravam o ar.

O clima seco e puro dessa cidade de passado jesuítico tornou Alta Gracia um importante centro de recuperação de pessoas com doenças respiratórias. E é nessa bela paisagem verde, em plena região serrana de Córdoba, que o visitante encontra sobre pisos originais da primeira metade do século passado um bem organizado museu que relembra fases importantes da vida de Che.

O Museo Casa Ernesto Che Guevara está dividido em Infância, Juventude, Viagens, Revolução e família, Bolívia e Cozinha, além de contar com salas de projeção de documentários relacionados ao líder guerrilheiro.

Quem chega buscando o revolucionário Che das camisetas e boinas, acaba conhecendo outros personagens desconhecidos como o Teté, como era chamado na infância, e Dona Rosarito, a adorada cozinheira da família.

A visita começa pelo quarto do pequeno, onde o visitante encontra móveis, objetos e documentos dos anos escolares do futuro Che, e segue para as salas mais emocionantes do museu: os dois pequenos quartos que guardam réplicas dos famosos meios de transporte que levaram aquele jovem nascido em Rosário a percorrer um continente que, segundo ele, ainda só conhecia através de livros.

Em 1950, com quase 22 anos, rodou 12 províncias argentinas montado em uma bicicleta Garelli motorizada. O objetivo era visitar seu amigo Alberto Granado em San Francisco del Chañar, na Província de Córdoba, no centro da Argentina. Mas seu espírito livre não se contentou apenas com uma viagem entre Buenos Aires e a região, e levou Ernesto para cidades do norte do país. Os problemas sociais que encontrou pelo caminho inspirou sua próxima e grande viagem pelo continente, acompanhado de Granado.
  • Eduardo Vessoni/UOL

    Réplica da famosa 'La Poderosa' está exposta em museu de Alta Gracia


Os dois jovens idealistas percorreram, em 1951, países latinos como Peru, Colômbia e Venezuela acompanhados da boa e velha Norton. Na sala onde se encontra a réplica da "La Poderosa", como era apelida a motocicleta de 497 cilindradas, um mapa com todo o trajeto paralisa e emociona os turistas que visitam Alta Gracia para conhecer a famosa casa da Villa Nydia.

A cidade está a apenas 36 km da capital de Córdoba e é considerada um dos centros turísticos mais importantes da província devido à arquitetura jesuítica local que lhe garantiu, em 2000, o título de Patrimônio Mundial. Alta Gracia é sede de uma bela fazenda que serviu de residência para os jesuítas que estiveram na região a partir de 1643.

É de se esperar que, com tantos livros de aventura sobre a escrivaninha e vizinho a uma das mais ricas e polêmicas partes da história da região, o irrequieto Che tenha se lançado ao mundo para tentar torná-lo melhor.

SERVIÇO


Museo Casa Ernesto Che Guevara
Rua Avellaneda, 501
Tel: (54) (03547) 428-579
De seg. a sex., das 9h às 20h (no verão) e das 9h às 19h (no inverno); sáb. e dom., das 9h30 às 20h (verão) e das 9h30 às 19h (no inverno). Entrada paga. De qui. a dom., às 21h30, o local é palco do espetáculo "Luz y Sonido", uma visita guiada com projeção de luzes, fotos e discursos do jovem Ernesto. museocheguevara@altagracia.gov.ar

Compartilhe: