UOL Viagem

27/03/2009 - 22h00

Che Guevara tem monumentos feitos em sua homenagem em várias cidades do mundo

LUNA KALIL
Da Redação
  • Luna Kalil/UOL

    Estátua feita em homenagem ao 80º aniversário do nascimento de Che, em Rosário, assinada pelo artista plástico Andrés Zerneri

A história do líder revolucionário argentino que participou da Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro ganhou nesta semana mais uma versão nos cinemas. A estreia da primeira parte do tão esperado longa "Che", do diretor americano Steven Soderbergh, acontece quase um ano depois das comemorações do 80º aniversário do nascimento do guerrilheiro, quando Che ganhou mais uma estátua, que se juntou a uma série de outras já existentes pelo mundo.

Após a sua morte em 1967, a figura emblemática de cabelos desgrenhados e boina ganhou monumentos, estátuas, cartazes, desenhos e camisetas no mundo todo. Com quatro metros de altura, o monumento criado para o aniversário de Che no ano passado foi feito a partir de doações de chaves e materiais de bronze e instalado em uma praça num bairro afastado de sua cidade natal, Rosário, a 300km de Buenos Aires.

Para conhecer outras homenagens feitas a Che, quem se interessa pela história do líder revolucionário pode visitar o Museo Casa Ernesto Che Guevara, em Alta Gracia, na Argentina, onde ele viveu com sua família dos 4 aos 16 anos por recomendação médica. O museu relembra fases importantes da vida de Che e abriga uma réplica da famosa "La Poderosa", como era apelidada a motocicleta que Che e seu companheiro Alberto Granado usaram durante a viagem que fizeram pela América Latina, trajeto muito bem mostrado pelo filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles.

O Museu de la Revolución, em Havana, conta a história da Revolução Cubana e expõe objetos usados por Che durante os anos de guerrilha. Também na capital cubana, na Plaza de la Revolución há uma gigante imagem do líder com a frase "Hasta la Victoria Siempre" estampada no prédio do Ministerio del Interior. A cidade de Santa Clara, também em Cuba, guarda o Mausoléu de Che e uma estátua de 16 metros de altura.

Outras estátuas também podem ser vistas em La Higuera, cidade boliviana onde Che foi morto, na Espanha e na Áustria.

Para conhecer um pouco mais de Che:

Museo de la Revolución
Calle Refugio, 1, Havana Velha, Havana, Cuba
www.cnpc.cult.cu/cnpc/museos/musRevul/pcpal.htm

Mural de Che Guevara com a frase "Hasta la Victoria Siempre"
Plaza de la Revolución, em Havana, Cuba

Museo Casa Ernesto Che Guevara
Rua Avellaneda, 501, Alta Gracia, Argentina
museocheguevara@altagracia.gov.ar

Cidades que abrigam estátuas de Che:

Rosário, Argentina
El Alto, Bolívia
Santa Clara, Cuba
La Higuera, Bolívia
Oleiros, Espanha

Compartilhe: