UOL Viagem

02/11/2008 - 11h42

Lugares perfeitos para dormir no feno na Alemanha

JANE MARGOLIES
New York Times Syndicate

Mark Simon/For The New York Times

Até 40 pessoas podem dormir no palheiro do Herrenhaus Salderatzen

Até 40 pessoas podem dormir no palheiro do Herrenhaus Salderatzen

Acordar em um hotel estranho pode ser desorientador. Agora imagine acordar perto de 60 vacas, dois bodes e um coelho bebê. Ah, e você está dormindo em uma pilha de feno.

Deixe aos cuidados dos alemães a combinação de animais de criação com hospedagem. Na última década, centenas de fazendas por toda a Alemanha transformaram velhos celeiros e depósitos de batatas em "heuhotels", ou "hotéis de feno", onde os hóspedes passam a noite em uma cama de capim seco.

Os hotéis preocupados com o meio ambiente (não há lençóis para trocar) são baratos e têm apelo junto aos muitos ciclistas do país, amantes da natureza e famílias que gostam de atividades ao ar livre. As acomodações variam de lofts abertos com fardos de feno a estábulos de alimentação adaptados com plataformas de madeira. E apesar de alguns hotéis terem adicionado confortos mais civilizados como cortinas para privacidade e garrafas de vinho para serem levadas para a cama, a maioria ainda exige que os hóspedes tragam seus próprios sacos de dormir e toalhas.

Um dos mais peculiares é o Herrenhaus Salderatzen (49-5849-971-018; www.salderatzen.de), um simpático celeiro no minúsculo vilarejo de Salderatzen, a cerca de 110 quilômetros a sudeste de Hamburgo. O grande palheiro aberto, no qual podem dormir cerca de 40 pessoas, é decorado com duas galinhas de cerâmica e um retrato de um burro. A diária é de 14 euros por pessoa, cerca de US$ 19,50, com o euro cotado a US$ 1,39, com café da manhã.

Pode não ser uma suíte de lua-de-mel, mas o hotel recebe cerca de uma dúzia de casamentos por ano. Na verdade, casais recém-casados freqüentemente passam sua primeira noite no celeiro. "Para os amantes, não há nada mais empolgante do que uma noite no feno", disse Heinz Laing, um ex-ativista do Greenpeace que dirige o hotel. Para aqueles que preferem dormir em um colchão real, o hotel também oferece uma dúzia de quartos regulares.

Estábulos nupciais podem estar se transformando em moda. No Kleyhauers Heuhotel, em Wangerland, perto do Mar do Norte (49-4461-700-092; www.kleyhauers-ferienbauernhof.de), os casais podem optar pela "suíte nupcial". Por 23 euros cada, a noiva e o noivo encontrarão uma pequena plataforma de feno para dois, uma garrafa de sekt (vinho espumante alemão) e lâmpadas de Natal penduradas em forma de coração. (Outros quartos de feno custam 14,50 euros, com café da manhã.)

Não se incomode com a presença de vacas fedidas no estábulo ao lado. Pela manhã, você pode desfrutar do leite mais fresco com seu musli.

A Baviera é lar de um dos mais extremos hotéis de feno. Bett im Kornfeld (49-171-362-9608; www.bett-im-kornfeld.de), na cidade spa de Bad Kissingen, eliminou as paredes e celeiros totalmente. Por duas semanas em agosto, os hóspedes podem dormir sob as estrelas no meio da plantação de trigo em 19 camas feitas de feno por 15 euros, incluindo café da manhã. Os confortos incluem uma cama de latão com "colchão" de feno solto.

Os toaletes ficam situados em um trailer de construção, e há um chuveiro rústico ao ar livre sob uma macieira. Não espere pequenos frascos de xampu e condicionador, nem mesmo uma barra de sabão.

Uma lista dos hotéis de feno por toda a Alemanha pode ser encontrada em www.heuhotels.de, um site criado por uma associação de hotéis de feno e hotéis-fazenda. Outro site, apenas em alemão, como os outros, www.heuhotelferien.de, é especializado na Baixa Saxônia.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: