UOL Viagem

20/10/2008 - 06h00

Baleias jubarte dão show em Abrolhos (BA)

LUNA KALIL
Enviada especial a Caravelas (BA)*
Gritos e muita emoção. Essas são as reações mais comuns entre os turistas que se aventuram entre os meses de junho e novembro em um passeio de duas horas e meia, em lancha rápida ou catamarã, que leva até Abrolhos, no sul da Bahia. Nessa época, as baleias jubarte deixam as águas geladas da Antártida e chegam na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, deixando os visitantes do arquipélago de queixo caído.


Ciclo de reprodução das baleias jubarte

As baleias jubarte são dóceis e têm um tamanho que foge da escala normal dos animais que conhecemos. Elas habitam todos os oceanos e, no Brasil, escolhem as águas quentes da costa brasileira para se reproduzirem e darem à luz os filhotes. Ver esse gigante mamífero milenar a menos de cem metros do barco em um show aquático sincronizado com direito a saltos, esguichadas de água pelo dorso e brincadeiras é realmente inesquecível. Além de vê-las pular e mostrar a cauda, também é possível ouvir seu famoso canto, com a ajuda de um equipamento chamado hidrofone.

Com 90.000 hectares de área, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é a principal área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental, pois tem condições de temperatura e profundidade adequadas. Segundo dados do IBJ (Instituto Baleia Jubarte), ONG criada para a preservação da espécie, levantados em 2005, Abrolhos recebe cerca de 6.000 indivíduos por ano.







As baleias se reproduzem na região, voltam para a Antártida e, no ano seguinte, retornam ao litoral brasileiro para terem seus filhotes. Elas se alimentam de pequenos peixes e do krill, uma espécie de camarão, na Antártida, e armazenam os nutrientes para consumirem durante os meses de reprodução. Uma jubarte adulta fêmea mede até 16 metros de comprimento e pesa até 40 toneladas. Segundo Eduardo Camargo, coordenador regional do IBJ em Caravelas, a Megaptera novaeangliae, nome científico da jubarte, vive cerca de 70 anos.

O período de gestação das jubarte é de 9 a 12 meses. Os filhotes nascem com cerca de 4m de comprimento e pesam duas toneladas. Eles consomem cem litros de leite por dia, que é lançado na água pela mãe, pois as baleias jubarte não têm glândula mamária externa, e acompanham a mãe até se tornarem adultos.

A população mundial de baleias jubarte já chegou a ter 150.000 indivíduos, mas hoje está estimada em quase 25.000 baleias. As jubarte estão na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ibama. O turismo de observação de baleias é uma das formas encontradas para a preservação da espécie.

Turismo de observação de baleias em Abrolhos

Luna Kalil/UOL
Turistas aguardam, em Caravelas, saída de embarcação para Abrolhos
VEJA MAIS FOTOS DO PASSEIO
Para visitar o Parque, é necessário acordar cedo e incluir na mochila protetor solar, roupa de banho, toalha e chapéu. As embarcações saem da cidade de Caravelas, a 260 km de Porto Seguro, por volta das oito da manhã. A partir de uma hora de navegação em direção ao arquipélago, já começam a aparecer as primeiras baleias. Quando os primeiros pontos pretos começam a levantar na água, os turistas correm para buscar câmeras de vídeo e máquinas fotográficas. Muitos até se esquecem de olhar na telinha e deixam os equipamentos de lado para apreciar a olho nu esse espetáculo da natureza. Elas emergem do mar, soltam água pela parte dorsal e, quando estão em dupla ou em grupos, o visitante pode até ter a impressão de estar assistindo a um número de nado sincronizado.

Conhecida como a segunda melhor região de água salgada para a prática do mergulho no Brasil, Abrolhos tem águas claras e muitas espécies de corais no fundo do mar. O arquipélago é composto por cinco ilhas, mas apenas uma pode ser visitada. Os turistas desembarcam na Siriba, acompanhados de um guia do ICMbio (Ibama), e escutam atentamente às explicações sobre a fauna e flora da região preservada. Os pássaros atobás brancos e marrons são as celebridades da ilha, clicadas por quem faz a mini-trilha guiada de apresentação. Além da Siriba, Abrolhos também abriga a Ilha de Santa Bárbara, onde moram oficiais da Marinha brasileira, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita, além de quatro navios naufragados, que se transformaram em atrações exploradas pelos mergulhadores profissionais.

Além de Abrolhos, a Praia do Forte e a região de Prado também oferecem passeios para a observação de baleias.

SERVIÇO


Como chegar
As embarcações para Abrolhos partem da cidade de Caravelas, que fica a cerca de 260 quilômetros de Porto Seguro, por volta das 8h e retornam no final da tarde. O trajeto de 70 quilômetros até o arquipélago dura por volta de duas horas e meia em lancha rápida ou catamarã.

Quem leva
Agências em Caravelas oferecem o passeio diário de barco até Abrolhos, que custa entre R$ 210 e R$ 220 e inclui lanche e as taxas de entrada no Parque Nacional Marinho. De junho a novembro, os passeios têm um atrativo a mais: a atividade de observação de baleias no trajeto de ida e volta. As lanchas comportam de dez a 15 pessoas e os catamarãs têm capacidade para 18 e 25 pessoas. Em alguns trechos da viagem, os barcos reduzem a velocidade para que os turistas possam tirar fotos e apreciar as baleias jubarte nadando e pulando.

Janeiro, fevereiro e março são considerados os melhores meses do ano para mergulhar na região. Para praticar o mergulho autônomo com ou sem instrutor é necessário pagar uma taxa a parte. As agências também alugam o kit de snorkel, nadadeira e máscara para a prática da apinéia.

O turista pode optar por se hospedar em um dos hotéis ou pousadas de Caravelas ou em alguma das cidades próximas, como Alcobaça ou Prado. Além disso, para quem gosta do balanço do mar, há embarcações que oferecem pacotes para dormir a bordo.

Adventure Club
www.adventureclub.com.br

Cia Ecoturismo
www.ciaecoturismo.com.br

Intravel
www.intravel.com.br

Em Caravelas:
Abrolhos Embarcações
Avenida Adalício Nogueira, 1294
Tel: (73) 3297-1172

Abrolhos Turismo
www.abrolhosturismo.com.br

Horizonte Aberto Viagens e Turismo
www.horizonteaberto.com.br

Apecatu Expedições
www.apecatuexpedicoes.com.br

*A jornalista LUNA KALIL e o cinegrafista EDUARDO BONAVITA viajaram a convite da Aprhope (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais), Sebrae BA e Ministério do Turismo
Mais
Mais informações sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Com os olhos, vá à caça de baleias reais e imaginárias
Jubartes e francas vêm até o Brasil para dar à luz

Compartilhe: