UOL Viagem

10/10/2008 - 14h20

Com muita cerveja e cores alemãs, Oktoberfest de Blumenau completa 25 anos

CRIS GUTKOSKI
Colaboração para o UOL Viagem
A maior festa brasileira dedicada à cerveja completou 25 anos de vida na noite de quinta (9), com a abertura da programação de desfiles, shows e de uma prolongada celebração etílica e gastronômica. Os festeiros, moradores de Blumenau e turistas, vão aproveitar a Oktoberfest até 26 de outubro, quando ela se encerra.

OKTOBERFEST FAZ 25 ANOS
Cris Gutkoski/UOL
Puxado por cavalos, o Bierwagen serve chope de graça na rua
Cris Gutkoski/UOL
Bebedor do 'chope de metro' tenta ingerir rapidamente a bebida
Cris Gutkoski/UOL
Vovô Chopão faz um brinde com a rainha e as princesas da Oktoberfest
MAIS FOTOS DA OKTOBERFEST
BLUMENAU NO GUIA
JÁ FOI A OKTOBERFEST?
É a primeira Oktoberfest realizada em tempos de lei seca, com punições mais rígidas para motoristas alcoolizados. Em edições anteriores, a prefeitura havia colocado em vigor o projeto Oktober Segura, que identifica com adesivos os táxis autorizados a circular no município, entre outras medidas. Em 2008, o teste do bafômetro pode ser realizado na área dos pavilhões, chamada Parque Vila Germânica, e quem não passar, segundo os organizadores, será encaminhado aos transportes alternativos, como ônibus e táxis.

O primeiro barril de chope da 25ª Oktoberfest foi 'sangrado' (aberto) às 23h pelo prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), reeleito em primeiro turno na semana passada. Dois cônsules da Alemanha participaram da abertura.

Nas margens do rio Itajaí-Açu, Blumenau foi colonizada por imigrantes alemães, a partir de 1850. A cidade tem atualmente cerca de 293.000 habitantes e é pólo da indústria têxtil brasileira.

Os símbolos oficiais e culturais da terra natal dos fundadores ganham destaque na Oktoberfet. Na hora da abertura oficial, diante de autoridades no palanque da Vila Germânica, o hino alemão foi executado antes do hino brasileiro. A bandeira de cores preta, vermelha e amarela surge a todo instante nos carros alegóricos, na fachada e decoração de lojas, nas camisetas comemorativas do evento. Músicos como os da banda catarinense Oktobertanzkapelle conversam em alemão entre si.

Uma das tradições da festa é presentear com entrada franca homens e mulheres que se apresentam vestidos com trajes típicos alemães: calças curtas com suspensórios, meias brancas e sapatos pretos, chapéus de feltro ou aro de flores na cabeça, camisas brancas, saias longas e aventais. Na noite de abertura, as bilheterias para ingresso na área dos pavilhões fechados da Vila Germânica nem funcionaram: a entrada foi liberada para todos, e será novamente gratuita no domingo de encerramento, dia 26 de outubro.

Na rua 15 de Novembro, no centro da cidade, os desfiles oficiais voltam a ser realizados às quartas e sábados, nas datas de 11, 15, 18, 22 e 25 de outubro. A rua é estreita, foi chamada no passado de Wurstrasse (Rua da Lingüiça), e suas curvas tornam ainda mais surpreendentes as atrações que circulam: carros alegóricos cobertos de flores, engenhocas como bicicletas com 28 lugares (a famosa Centopéia), vagões que distribuem chope de graça e até pedaços de salsicha para a população e os turistas, aglomerados nas calçadas.

Em 2008, participam cinco bandas alemãs e 35 bandas brasileiras. Na noite de abertura, um integrante da banda Musikapelle Chieming se esforçava para uma comunicação em língua portuguesa: 'Canecos em alto!', pedia. 'Meus amigos, viva Blumenau, viva Brasil!' Em seguida, ele preferiu um apelo mais universal: 'Let´s rock!' As bandas estrangeiras privilegiam os instrumentos de sopro e têm repertório de canções em alemão e inglês.

O chope oficial é da cervejaria Brahma, patrocinadora do evento, que também vende marcas importadas em seus quiosques, como Leffe e Stella Artois. No pavilhão 1 são prestigiados e consumidos os produtos de sete cervejarias artesanais de Santa Catarina: Eisenbahn, Bierland, Wunder Bier, Opa Bier, Das Bier, Zehn Bier e Schornstein. São vários tipos de chopes claro e escuro, chope de vinho, de trigo, chope sem álcool, inclusive.

Existe mesmo um concurso diário, às 22h, para bebedores de cerveja: o de Chope em Metro. Vence quem conseguir ingerir os 600 ml do copo fino e comprido (com 1 metro) em menos tempo. Os recordes, até o momento, são de 10 segundos e 78 décimos para homens e de 12 segundos e 36 décimos para mulheres.

Uma festa de 17 dias que celebra a cerveja com tanta ênfase também é uma boa oportunidade para degustar artigos especiais, de fabricação nacional, como o licor de cerveja, com teor alcoólico de 30,47%, e uma cerveja produzida pelo método champenoise, que passa por fermentação em vinícola antes de ser servida... em taça de champanhe.

Na Vila Germânica, as diversas praças de alimentação vendem desde os básicos pão com lingüiça ou apfelstrudel até pratos mais elaborados, como codorna, hackepeter (carne crua temperada) e marreco recheado. Na Oktoberfest da cultura germânica, pato com laranja é fast-food.

Em 2007, segundo os organizadores, cerca de 690.000 pessoas consumiram 365.000 litros de chope e 19.821 garrafas de cerveja.

Compartilhe: