UOL Viagem

06/08/2008 - 19h36

Expedição Brasil Melhor 2008 visita a foz do Velho Chico e faz balanço da aventura

FABIO CUNHA
Participante da expedição

Haroldo Nogueira

Trilha no sexto dia da Expedição Brasil Melhor 2008

Trilha no sexto dia da Expedição Brasil Melhor 2008

Após uma longa semana pelo interior do Brasil chegamos ao litoral alagoano. A costa sul de alagoas é linda. Praia do Francês, Gunga e Barra de São Miguel são lugares que indico a todos. Recifes de coral, azul do mar que lembra o Caribe. Na baixa-mar formam-se piscinas naturais nas quais o turista pode banhar-se e relaxar sob o forte calor da região.

O comboio depois de conhecer as praias próximas seguiu para o extremo sul do Estado para conhecer a foz do rio São Francisco. Os off roaders saíram do asfalto na praia do Peba em direção a Piabuçu. Lá fica a extensa foz do Velho Chico.

Os moradores ribeirinhos em contato com os aventureiros mostraram-se preocupados com o tio. O mar está invadindo. No passado o volume de deságüe era de 16 mil litros por segundo, hoje esse volume caiu para 1.200 litros. O mar está engolindo o rio. A turma toda, na volta a Barra de São Miguel, pelo rádio, discutia como ficará essa situação quando as águas do rio forem desviadas pelas obras de transposição. Não há como nós, leigos, sabermos. Fica o desejo de que nossos governantes saibam o que estão fazendo.

À noite, o grupo se reuniu no saguão do hotel para a premiação da gincana. O casal Coelho, com 16 pontos, ficou com o título. Criatividade, fotos e frases lindas fizeram a equipe mais elegante da expedição vencer a disputa.

Disputas à parte, todos saíram vencedores. Os aventureiros conseguiram doar as 110 toneladas disponíveis. Isso só foi possível por causa do trabalho daqueles que vêem os lugares lindos que passamos apenas pelas fotos. Na direção da produção do evento estavam Rogério Caetano e Rodrigo Gagliardi; na promoção e montagem da estrutura mambembe da expedição está a equipe dos irmãos Feijão formada por Leandro, Genivaldo, Reinaldo, Tiago, José Carlos e Fábio. Na organização e segurança nas doações: Jefferson Cintra, Mauricio Mello, Robson Silva, Robson Cedro, Rinaldo Matias e Leandro Goulart. Na área médica, as responsáveis foram Katia Pimentel e Adriana Seghesi. Na odontologia o trabalho ficou por conta de Eduardo Sei.

Ainda na produção do evento nos acompanharam três cinegrafistas, dois fotógrafos e um técnico de som. A turma da imagem foi formada pelos câmeras Zé Carlos, Spike e Banana. Nas fotos Haroldo Nogueira e Poio Estavski extraem o máximo de seus equipamentos. No som, o trabalho ficou por conta de Alex Augusto. Toda essa turma foi conduzida pelos motoristas Pedro e Bento.

Em nome dos participantes, gostaria de agradecer o apoio de todos os que fizeram possível a realização da Expedição Brasil Melhor 2008, um dos maiores eventos sociais do off road brasileiro. O ano que vem tem mais!

Compartilhe: