UOL Viagem

01/08/2008 - 21h04

Expedição Brasil Melhor, quinto dia: O calor da fé no frio da serra no caminho a Jacobina

FÁBIO CUNHA
Participante da expedição

Poio Estavski

Gruta dos Brejões, uma das atrações encontradas pela expedição no seu quinto dia

Gruta dos Brejões, uma das atrações encontradas pela expedição no seu quinto dia

A Bahia é um Estado conhecido pela sua religiosidade. A cada vilarejo ou cidade, a manifestação da crença baiana é latente. Onde o Estado não está presente, as igrejas estão. Evangélicas, católicas, umbandistas, elas estão espalhadas por todos os cantos.
Tamanho é o descaso do Estado em certas regiões da Bahia, a população vive em condições precárias. O carro médico da expedição em todas as paradas recebe centenas de pessoas na esperança de um atendimento decente.

A expedição tem no seu comboio um carro de apoio médico dedicado única e exclusivamente para atender os participantes, mas os médicos na medida do possível respondem às dúvidas dos nativos com propriedade. A equipe médica é internacional. Chefiada por Mauricio Tujillo, que atende na emergência do hospital Mercy, em Miami, é especialista em resgate médico e salvamento. É assessorado por Robert Coolier e Ivan Castelon, ambos do sistema de saúde norte-americano. Maurício não perde a expedição, todo ano ele vem ao Brasil para curtir as férias e reencontrar os amigos. Conforto e segurança para os participantes. Os equipamentos instalados no carro não perdem em nada para os melhores prontos-socorros do Brasil.

Saindo de Irecê (BA) para Jacobina (BA), no alto da serra baiana, atravessamos uma serra rochosa, cercada por árvores secas. Ali, apenas o mandacaru permanece verde. Uma verdadeira "floresta-fantasma". No alto da serra visitamos a gruta do Brejões. Uma caverna com mais de 100 metros de pé-direito, cheia de formações com estalactites e estalagmites gigantes. O mais impressionante é o "bolo de noiva". Formado ao longo de milhares de anos, tem formato de um bolo e tamanho descomunal. Vale a visita.

Seguindo em frente, a vegetação fica mais rica e verde. A economia da região é baseada na extração do mármore e na agricultura. Vimos as primeiras plantações de milho e outros alimentos. A mudança de paisagem é intensa. Cada vez mais alto, começamos a sentir o frio da serra, muito vento, uma garoa fina em forma de orvalho. Clima perfeito e agradável para uma boa noite de sono no alto da serra baiana.

De volta à trilha, depois de muita luta

A equipe "família metralha", formada por Miriam e Wilma Bastos, teve um rali à parte. O carro quebrado no primeiro dia as fez viajar no caminhão-plataforma, do Jalapão até Barreiras. Já quase de madrugada em nosso dia de folga elas saíram em direção ao mecânico mais próximo. O guincho atolou cinco vezes. A viagem demorou cerca de 10 horas. Correria para arrumar o carro e encontrar o comboio em Jacobina (BA). Fizeram sozinhas o trecho de Irecê até lá. A festa foi grande quando reencontraram o grupo. As bicampeãs da gincana da expedição são o maior exemplo do espírito aventureiro da empreitada. Sempre de bom humor, as "metralhas", a única equipe formada 100% por mulheres, é um capítulo à parte.

JACOBINA (BA)
População: 76.463 (2007)
Território: 2.320 km²
Hoje conhecida por ser uma interessante opção de turismo ecológico, Jacobina já foi chamada de Cidade do Ouro, no século 17, quando atraía bandeirantes paulistas em busca de ouro e pedras. Ainda tem como principal atividade econômica a exploração de jazidas auríferas. Possui edifícios históricos, como a Capela do Bom Jesus da Glória, feita no início do século 17, e a igreja Matriz, construído no século 18.
Diz-se que a primeira micareta do país ocorreu em Jacobina, em 1933, quando o jornal "O Lidador" buscava um motivo para promover uma festa.
Onde ficar: Hotel Portal de Jacobina (no centro; tel.: 74 3621-7022); Hotel Serra do Ouro (na Caixa D'Água; tel. 74 3621-3324); Hotel Vale do Rio (no centro; tel. 74 3621-5994); Hotel Esmeralda (no centro; tel. 74 3621-0285); Jacobina Palace Hotel (no centro; tel. 74 3621-2488)
Onde comer: Hotel e Restaurante Ponte da Missão (rua Missão, 116); O Ponto G Sanduicheria Ltda (rua Manoel Novaes, 134); Nino Som Lanchonete (rua Sem. Pedro Lago, 129); Piemonte da Chapada (praça Barão do Rio Branco, 200, centro; tel. 74 3621-2046); Rancho Catarinenese (av. Nossa Senhora da Conceição, 1.188; tel. 74 3621-1889)

Expedição Brasil Melhor

Compartilhe: