UOL Viagem

25/07/2008 - 23h04

Expedição Brasil Melhor 2008 vai a Palmas para dar seus primeiros passos

FABIO CUNHA
Participante da expedição

Poio Estavski

Ruínas da Igreja de Natividade, uma das cidades por onde passou a expedição, no Tocantins

Ruínas da Igreja de Natividade, uma das cidades por onde passou a expedição, no Tocantins

Começa a terceira edição da Expedição Brasil Melhor, um rali sem caráter competitivo que une um grupo de empresários de grande porte e executivos de multinacionais apaixonados por off road. Eles rodam o Brasil, explorando suas estradas de terra e promovendo ações sociais.

Este ano serão distribuídos, em cidades à beira do rio São Francisco, 5.000 cestas básicas, 27 mil kits escolares, 22 mil kits odontológicos e 10 mil brinquedos. São sete dias de viagem, com saída do Tocantins, passando pelo Parque Nacional do Jalapão, atravessando o sertão da Bahia e Alagoas e chegando ao litoral.

Carro pronto, pé na estrada

Um ano inteiro de expectativas e saudade dos amigos de trilha. Finalmente chega a hora. Carro pronto, pé na estrada. A viagem de São Paulo até Palmas, no Tocantins, levou dois dias.

Primeira parada, Distrito Federal. A escolha da parada em Brasília foi uma aposta bem sucedida. A estrada que sai das cidades-satélites até Palmas é um capítulo à parte. Pouco conhecida, tem asfalto em boas condições e visual alucinante. A Chapada dos Veadeiros de um lado e as formações rochosas incríveis das Serras Gerais do outro fizeram de nosso segundo dia de estrada um momento inesquecível. Logo na divisa entre os Estados de Goiás e Tocantins notamos a presença da areia na paisagem, o que incrementou ainda mais a beleza do trecho.

Rodar em um só dia 880 km não é para qualquer um, mas com todo o visual e a vibração do local, que é rico em cristais, o dia passou de forma leve e sem cansaço. A cada curva, uma surpresa. O melhor caminho para chegar a Palmas saindo da BR-020 é passar por Alto Paraíso (GO) e Arraias (TO), cidade histórica com quase 300 anos.

Na cidade do Estado novo visitamos uma escola na área mais carente da capital tocantinense, onde a expedição teve início com uma ação social. Emoção e brilhos nos olhos de quem dá e de quem recebe. Esse foi apenas o começo da nossa aventura. Já não vemos a hora de botar o pé na estrada de novo.

Expedição Brasil Melhor

Compartilhe: