UOL Viagem

17/06/2008 - 19h57

Maquete de Jerusalém exposta no Rio é a segunda réplica do gênero no mundo

Da Redação

Divulgação

Monte do Templo, um dos destaques da maquete de Jerusalém exposta no Rio

Monte do Templo, um dos destaques da maquete de Jerusalém exposta no Rio

Ver de perto um pedaço da Terra Santa, ainda que seja em miniatura, pode ser uma interessante forma de compreender a dimensão do cenário que sediou grandes acontecimentos relatados nos livros sagrados que contam a história da humanidade.

Instalada no CCJ (Centro de Cultura de Jerusalém), no Rio de Janeiro, a "Maquete de Jerusalém na Época do Segundo Templo" é a segunda réplica do gênero existente no mundo (a original está no hotel Holyland de Jerusalém). Com 736 metros quadrados, a instalação reproduz a arquitetura e topografia da capital de Israel na época do Segundo Templo, que data o ano 66 d.C., e permite visualizar o território onde se originou a cultura judaico-cristã e que continua sendo palco de conflitos étnicos.

Um dos monumentos mais importantes da história da cidade é o Segundo Templo, destruído pelas tropas do imperador romano Titus Flavius, então general, no ano 70 d.C. O conhecido Muro das Lamentações, local mais sagrado do judaísmo, foi a única parte que sobrou da edificação. Segundo a tradição judaico-cristã, a primeira construção também foi destruída e ficou conhecida como Primeiro Templo ou Templo de Salomão.

Por ter uma proposta interativa, os visitantes poderão observar com detalhes e diferentes tipos de iluminação as construções da parte mais antiga da capital de Israel, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1981 pela Unesco. O Tanque de Siloé, principal reservatório de abastecimento de água na cidade, o Anfiteatro romano, o Palácio de Herodes, a Esplanada do Templo e a Fortaleza Antônia fazem parte do tour virtual, que conta com recursos audiovisuais.

Berço de manifestações culturais na região (o cinema israelense tem tido grande prestígio internacional nos últimos anos), Jerusalém convive com leituras diversas sobre sua importância e seu significado, conforme a visão das comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas que ali habitam.

Aberta diariamente, a exposição permite que o visitante visualize a maior cidade de Israel e conheça um pouco da história da "cidade sagrada" de Jerusalém.

"Maquete de Jerusalém na Época do Segundo Templo"
Quando: permanente (diariamente, das 9h às 18h)
Onde: Centro Cultural Jerusalém - Sala da Maquete (av. Dom Helder Câmara, 4.242, Del Castilho, Rio de Janeiro, RJ)
Quanto: R$ 10 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos)
Visitas guiadas: agendar pelo site (www.centroculturaljerusalem.com.br) ou pelo
telefone (21) 2582-0140.

Compartilhe: