UOL Viagem

04/06/2008 - 20h44

Caruaru e Campina Grande disputam título de "Melhor São João do Mundo"

Colaboração para o UOL, de Salvador

Divulgação

Quadrilha animada em Caruaru, em Pernambuco

Quadrilha animada em Caruaru, em Pernambuco

O título de principal Estado das festas de junho é bastante disputado por baianos, pernambucanos e paraibanos. Nenhum deles admite que está em segundo ou terceiro lugar na preferência nacional. A maior rivalidade, no entanto, não está presente nas capitais, e sim no eixo sertanejo Caruaru-Campina Grande.

As cidades respiram São João do primeiro ao último dia do mês de junho. Ao todo são quase mil atrações, que vão desde o autêntico trio nordestino (sanfoneiro, triangueiro e zabumbeiro) até as principais bandas e forrozeiros que dominam as paradas de sucesso nas cidades nordestinas.

Caruaru

A prefeitura do município pernambucano estima um público de 1,5 milhão de pessoas durante os festejos juninos de 2008, que devem somar R$ 10 milhões em arrecadação e a abertura de 2.000 postos de trabalho.

Além do "rela bucho", termo que os nordestinos utilizam cujo significado é dançar forró, as pessoas que visitam a cidade pernambucana podem apreciar as apresentações dos bacamarteiros, das bandas de pífanos e saborear o melhor da culinária regional.

Entre os pratos típicos de maior sucesso está a canjica, uma espécie de mingau feito à base de milho, cravo, canela, leite de coco e manteiga que encanta nativos e turistas. Outras iguarias do local, igualmente admiradas, são a pamonha, os bolos, o milho verde e o amendoim cozido.

Na cidade há ainda a queima da Fogueira Gigante -tradicional festa de bairro vivenciada no Largo do Convento- precedida por outros eventos do gênero, como as Festas das Comidas Gigantes, a exemplo do Maior Cuscuz do Mundo ou da Pamonha Gigante.

Outro espetáculo à parte promovido em Caruaru é a queima de milhares de fogueiras que iluminam as ruas da cidade em homenagem aos Santos Padroeiros da Festa (Antonio, João e Pedro).

No palco principal, os cem maiores nomes da música nordestina se alternam durante 29 dias para tocar o autêntico forró pé-de-serra do início da noite até as primeiras horas da manhã do dia seguinte. Entre os artistas que já passaram pelo Pátio Pólo do Forró estão o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, seu herdeiro, Dominguinhos, e a cantora Elba Ramalho, entre outros.

Clique aqui para checar a programação da festa junina de Caruaru. E aqui para ver como chegar, onde ficar e o que curtir na cidade.

Campina Grande

Principal concorrente de Caruaru, a paraibana Campina Grande garante que faz o "Melhor São João do Universo". Durante 31 dias de festa, a cidade reúne cerca de 2 milhões de forrozeiros de todos os cantos do Brasil, segundo informações dos organizadores.

Conforme dados da prefeitura, a infra-estrutura da festa já está garantida. O espaço do Quartel General do Forró, uma área com aproximadamente 42 mil metros quadrados, recebeu os últimos retoques para abrigar toda a estrutura que acomodará o público nas barracas, pavilhões, ilhas de forró, na Pirâmide, nos camarotes e nas ruas largas que facilitam a circulação das pessoas.

O local de comercialização de comidas e bebidas típicas compreende 92 quiosques, 106 barracas na parte inferior e 57 na parte superior. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, os comerciantes -que se encarregam da parte de alvenaria e da decoração junina- contarão com barraca de estrutura de metal e telhas ecológicas.

Entre as atrações, destaque para a Casa do Milho -que apresentará aos visitantes a riqueza da gastronomia nordestina, especialmente a tipicamente junina- e a Cachaçaria, que vai destacar a qualidade da produção paraibana de um dos produtos mais apreciados pelo nordestino.

Principal atrativo dos festejos, o forró é intensificado com cerca de 400 atrações, que reúnem várias vertentes do ritmo desde o pé-de-serra, com 200 trios formados por sanfoneiros, triangueiros e zabumbeiros, até as bandas de forró eletrônico e artistas como Flávio José e Alcimar Monteiro, bastante conhecidos entre o público nordestino.

O casamento coletivo também chama a atenção das pessoas que visitam Campina Grande. Todos os anos, em pleno Dia dos Namorados, cerca de 70 casais participam do ritual que celebra o matrimônio.

Outra atração muito concorrida é o Trem Forroviário, que sai da Estação Velha de Campina Grande e vai até o distrito de Galante. Além de curtir a paisagem, o turista pode dançar durante todo o percurso. Cada um dos oito vagões possui um trio de forró pé-de-serra para fazer honra à fama do trem "movido a forró".

Clique aqui para checar a programação da festa junina de Campina Grande. E aqui para ver como chegar, onde ficar e o que curtir na cidade. (GABRIEL CARVALHO)

Compartilhe: