UOL Viagem

07/03/2008 - 19h28

36 horas em Mont Tremblant: Charmosa cidade tem muito açúcar e fondue na montanha

LIONEL BEEHNER
New York Times Syndicate

Yannick Grandmont/NYT

Passeio de trenó de huskies a 40 minutos de Mont Tremblant

Passeio de trenó de huskies a 40 minutos de Mont Tremblant

Para um resort de esqui da Costa Leste, Mont Tremblant parece ter tudo. Combinando o charme canadense de cidade madeireira com um sabor do Velho Mundo dos Alpes franceses, Tremblant é consistentemente classificada pelos leitores da "Ski Magazine" como o resort nº1 do Leste. A região só tinha um problema: chegar até lá exigia uma viagem árdua de Montréal, passando pela região campestre de Quebec.

Mas tudo mudou nesta estação. A Continental Airlines começou a oferecer vôo diretos para Mont Tremblant que saem do aeroporto de Newark, possibilitando que viajantes matinais de Nova York caminhem pela falsa aldeia européia no meio da tarde. As coisas ficarão ainda melhores quando uma nova vila (com um cassino de 2.000 metros quadrados) e um bondinho estiverem funcionando ainda neste ano.

Sexta-feira


16h - Os sinos do trenó
Para um começo cheio de ação, faça um passeio de trenó no Activity Center do resort (Place Saint Bernard; 819-681-4848; www.tremblantactivities.com), que oferece passeios de uma hora por 32 dólares canadenses (mais ou menos o mesmo valor do dólar americano). Dois robustos cavalos da raça Percheron -com vapor emanando de seus corpos- puxam um trenó um tanto bamba, mas confortável, pela tundra de Quebec, enquanto o guia do passeio, Richard Lemieux, anima os passageiros com histórias sobre a montanha "trêmula" e até mesmo canta algumas canções folclóricas de Quebec. O passeio é como um safári alpino; a trilha é repleta de vida selvagem, como veados-de-cauda-branca (cariacu) e raposas-vermelhas. Vista roupas bem quentes, pois a temperatura geralmente desce abaixo de -15ºC. Para não congelar, cobertores são fornecidos e, na metade do caminho, todo mundo toma chocolate quente.

Yannick Grandmont/NYT
A loja Plaisirs de Provence
na histórica Saint-Jovite
17h - Carne defumada e cerveja
Ignore as caras boutiques do resort e siga para a histórica Saint-Jovite, a dez minutos de carro da montanha. A Plaisirs de Provence (Rue de Saint-Jovite, 814; 819-425-2000; www.plaisirsdeprovence.com) é uma versão de Quebec da Pottery Barn (loja de presentes americana), com louças, talheres e chocolates sofisticados. Para sapatos de golfe artesanais e calçados femininos finos, passe na Nycole St.-Louis Collections (Rue de Saint-Jovite, 822; 819-425-3583; www.nycolestlouis.com), situada no fundo de um curioso shopping ao ar livre. E, ao sair da cidade, não deixe de comprar um pouco de carne defumada no La Cave à Bières (Rue de Saint-Jovite, 856; 819-681-7447) e encha a geladeira com as cervejas locais.

19h - Hora do poutine
Com o fechamento do familiar La Table Enchanté, a autêntica culinária de Quebec -cozido de pé de porco, tortas de carne de caça e coisas assim- se tornou uma espécie ameaçada nesta área. Mas os gourmets apreciarão a cozinha estilo fusion de Quebec. O sEb (Rue Saint-Georges, 444; 819-429-6991; www.resto-seb.com), um restaurante de luxo com clima descontraído, dá aos pratos caseiros um toque moderno. Pratos tradicionais, como ensopado de coelho (29 dólares canadenses) ou bisteca de lombo de búfalo (34 dólares), são incrementados com foie gras local ou poutine, requeijão com fritas e molho de carne. Sébastien Houle, o jovem proprietário do restaurante, treinou sua culinária como chef do iate de Paul Allen, co-fundador da Microsoft.

21h - Palco canadense
Encontre os jovens farristas de Tremblant no P'tit Caribou (Chemin Kandahar, 125; 819-681-4500; www.ptitcaribou.com), um bar barato na aldeia com piso de madeira encharcado de cerveja e gente dançando sobre o balcão. Às 14h, há um happy hour "vença o relógio", que significa que a Labatt Blues custa apenas 2 dólares canadenses, passado para 2,50 dólares às 14h30 e assim por diante a cada meia hora, até as 16h30.

Sábado


7h30 - Café da manhã francês
Comece o dia com algo doce. A Creperie Catherine (Chemin Kandahar, 113; 819-681-4888; www.creperiecatherine.ca), situada em um ex-chalé suíço, é famosa entre os esquiadores locais por seus crepes à moda antiga e pelas centenas de bonecos com tema de chef, bule de chá, potes de biscoito e outros badulaques que enfeitam suas paredes. Peça a especialidade da casa (7 dólares canadenses) -um crepe com sucre à la creme quente e aveludado. Mas chegue cedo, já que a espera por suas 40 cadeiras às vezes pode levar uma hora.

Yannick Grandmont/NYT
Bondinho que leva até a área de esqui
na montanha Tremblant
8h30 - Vá para o norte, jovem esquiador
Eis uma dica: Tremblant (819-681-2000; www.tremblant.ca) é uma montanha dobrada em quatro partes, com lado sul, norte e Soleil (ensolarado) e um segmento chamado Edge (beira). Comece a manhã no lado norte, quando geralmente há mais sol e menos vento. Longas trilhas como Beauchemin permitem que você encontre seu equilíbrio antes de conquistar os ressaltos rápidos em Saute-Moutons. Depois do almoço, siga o sol até o lado sul. Nansen oferece vistas maravilhosas praticamente intocadas por condomínios, enquanto os fãs de velocidade devem seguir para Kandahar. Para esqui fora de pista, pegue o bondinho Telecabine Express até o topo e desça até o teleférico da Edge, ou caminhe até o lado Soleil. Das 94 trilhas de Tremblant, 15 são clareiras. Se as condições ficarem geladas -afinal, esta é a Costa Leste-, pare no aconchegante restaurante Grand Manitou, no cume. Ou apenas volte rapidamente para a banheira quente de seu condomínio.

15h30 - Doces pós-esqui
Recupere-se de um longo dia esquiando com um beavertail. Ele consiste de uma massa de farinha trigo bem frita, escaldada com o maple syrup (xarope de bordo) de sua escolha ou Nutella e na forma de uma, sim, uma "cauda de castor" (4,50 a 5,50 dólares canadenses). Peça no balcão para viagem do Queues de Castor (Canne D'Or, 116; 819-681-4678; www.queuesdecastor.com). Precisando de ainda mais doces? A Cabane à Sucre de la Montagne (Tour des Voyageurs; 819-681-4995; www.cabaneasucretremblant.com), uma pequena barraca perto do bondinho, serve caramelo de bordo em neve recém cavada (2 dólares canadenses).

Yannick Grandmont/NYT
O spa Le Scandinave
oferece banho para relaxar
17h - Degelo nórdico
Caiu algumas vezes com a cara no chão? Cuide dos músculos cansados no Le Scandinave (Montee Ryan, 4280; 819-425-5524; www.scandinave.com), um spa com tema nórdico em um forte parecido com um celeiro nos arredores da cidade. O tema rústico-chique do spa e cascatas termais levarão os banhistas a um estado de relaxamento. Se aqueça em uma sauna finlandesa ou em um banho de vapor norueguês antes do mergulho frio no rio Diablo nos fundos. Infelizmente, o spa de 1.500 metros quadrados não oferece cremes esfoliantes de bordo como algumas de suas concorrentes. Mas uma massagem sueca (112 dólares canadenses por uma hora) rejuvenescerá até os músculos mais doloridos. Quem diz são dois de seus proprietários, ex-jogadores profissionais de hóquei da NHL.

19h30 - Fondue na montanha
"Você já experimentou o fondue no La Savoie?" Você ouvirá muito esta pergunta em Mont Tremblant. No meio da aldeia, o La Savoie (Chemin Kandahar, 115; 819-681-4573) conta com uma decoração caseira condizente para um chatô na região da Savóia, nos Alpes franceses. O mesmo vale para o fondue (cerca de 40 dólares canadenses). Um chapa na mesa permite que os clientes preparem seu próprio camarão, frango, peixe ou filé mignon de forma comunal, antes de mergulhar os pedaços no queijo derretido, vinho tinto ou molhos de alho. Muito provavelmente você não terá espaço para o fondue de chocolate.

21h30 - Zona livre de hóquei
Ao que parece, a maioria dos bares na cidade é apenas depósito de cabeças de alce penduradas na parede e bandas cover ruins. Uma exceção bem-vinda é o La Diable (Chemin Kandahar, 117; 819 681-4546), um microrrestaurante discreto que serve uma variedade eclética de cervejas com temas diabólicos, como a Extreme Onction (extrema unção) -uma cerveja belga estilo trapista com 8,5% de álcool (6 dólares canadenses para 14 onças). O La Diable pode ser o único bar na montanha sem hóquei passando na televisão.

Domingo


8h15 - Chamado da natureza
Alguma vez teve vontade de comandar uma caravana de cães pela natureza canadense? Visite a Nordic Adventure Dog Sledding (Place Saint Bernard; 819-681-4848; www.tremblantactivities.com). Após uma viagem de ônibus de 40 minutos, você chega ao que parece um cenário de romance de Jack London -um campo isolado na mata cercado por nada além de huskies siberianos. Acima do barulho dos latidos dos cães, Yves Kerouac, o gregário guia, explica como virar, parar e avançar ("hop-hop!" ou "mush!"). Oito cães arreados correm em alta velocidade. O passeio de duas horas (135 dólares canadenses) percorre um terreno sinuoso e às vezes desafiador, interrompido apenas por uma pausa em uma cabine para um chocolate quente e um curso rápido de acender fogueira.

13h - Febre de açúcar
Passe algum tempo em Tremblant e o assunto do sucre, açúcar, inevitavelmente será abordado. A única coisa que os moradores gostam mais do que o xarope de bordo é explicar como ele é feito. Para uma aula prática (5 dólares canadenses), vá ao Millette Sugar Shack (Rue Saint-Faustin, 1357; 877-688-2101; www.tremblant-sugar-shack.com), um velho chalé de madeira a cerca de 20 minutos de Tremblant. Um guia com macacão xadrez conduz os visitantes (5 dólares canadenses) pela antiga tradição de como a seiva é extraída do bordo. Você pode fazer uma refeição lá, a arrematando com um mergulhar de alguns scrunchies -fatias em forma de orelha de carne de porco frita- no xarope de bordo. É algo diferente.

Informações básicas


Apesar da maioria dos hotéis oferecer translado do Mont Tremblant International Airport, um aluguel de carro é recomendado, já que táxis e ônibus públicos são esparsos. Dirija devagar ou poderá atropelar um cervo.

Não há escassez de pensões em Mont Tremblant a uma curta distância de carro do centro da aldeia. Experimente o Crystal Inn (Chemin Joseph Thibault, 100; 819-681-7775; www.crystal-inn.com), um lugar aconchegante e colorido com murais malucos, um pequeno spa e um proprietário agradável. Quartos duplos a partir de 119 dólares canadenses, aproximadamente o mesmo valor do dólar americano.

Para aqueles em busca de alto luxo, o elegante hotel Quintessence (Chemin de la Chapelle, 3004; 819-425-3400; www.hotelquintessence.com) possui 30 suítes com vista para o lago Tremblant e inclui concierge 24 horas, que cuida das lareiras a lenha de cada suíte. Quartos a partir de 299 dólares canadenses.

Para outras opções de hospedagem, cheque o escritório de turismo de Mont Tremblant (819-425-2434; www.tourismemonttremblant.com).

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: