UOL Viagem

20/12/2007 - 15h30

Tour de Natal por São Paulo valoriza as luzes e os enfeites da cidade

LUNA KALIL
Da Redação


No mês de dezembro, São Paulo ganha muitas luzes e enfeites de Natal que dão a ela uma cara mais alegre e com vida. Para celebrar e valorizar a iniciativa, a prefeitura preparou algumas atrações natalinas em movimento. O chamado "Natal Iluminado 2007 de São Paulo" tem um tour de ônibus guiado que passa pelos pontos mais iluminados da cidade --que vai até dia 23 de dezembro-- e até um "turismetrô", passeio diurno pelos pontos turísticos da capital paulista. Esse último conta com o acompanhamento de guias especializados e acontece durante o fim de semana, até dia 6 de janeiro.

Na última segunda-feira, o UOL pegou o ônibus da prefeitura para conhecer roteiro e ver o que as pessoas estão achando da decoração da cidade nesta época.

Do alto do ônibus
"Bem-vindos ao Natal Iluminado". Foi com esta frase que a guia Marisa Schmidt deu as boas-vindas aos passageiros do ônibus de Natal.

O primeiro de seis ônibus preparados para o passeio partiu do Viaduto do Chá, em frente à sede da prefeitura, pontualmente às 19h30. A fila era grande e dava para ver a ansiedade no rosto dos passageiros que, em sua maioria, carregavam os tíquetes comprados com pelo menos um fim de semana de antecedência. A procura pelo passeio foi tão grande que no final da segunda semana todas as reservas já estavam esgotadas. O roteiro fez sucesso com as crianças e, principalmente, com a terceira idade, que foi em peso conferir.

Ainda estava claro e algumas luzes não tinham sido acesas quando o motorista Nho-nho deu a partida no veículo de 44 lugares. Com muitas palmas e gritos, passamos pelo largo São Francisco, onde há 79 anos acontece uma exposição de presépios artesanais, e já embarcamos na primeira história contada pela guia. Segundo ela, a idéia original para a criação desse presépio foi de São Francisco de Assis, de quem o largo leva o nome.

Mesmo com muita animação desde o início do passeio, as pessoas só entraram no clima do "Natal Iluminado" quando o ônibus seguiu pela avenida 23 de Maio (zona sul), em direção ao parque Ibirapuera. Nesse ponto, a noite começou a cair e as luzes começaram a ser acesas. "Se a gente sai muito cedo, as luzes ainda estão apagadas, o que atrapalha", disse a guia, preocupada com a demora para anoitecer, causada pelo horário de verão.

Este ano, a árvore do Ibirapuera foi construída com 65 metros de altura e a estrela em sua ponta faz referência à estrela de Belém. São cerca de 700 microlâmpadas e 12 km de mangueira de luz que envolvem a árvore. Às 21h, jatos de espuma caem das laterais do pinheiro, causando um efeito de neve para quem está perto. Outra novidade, há uma urna que recebe mensagens de Natal dos visitantes que depois são publicadas em um painel eletrônico.

O balé das águas, famoso show que usa 60 mil litros de água por segundo, toma conta da fonte do parque às 20h30, ao som de "Noite Feliz", "Jingle Bell" e outras trilhas de Natal. Crianças, jovens e adultos ao redor do lago assistem ao espetáculo --alguns pela primeira vez-- e acompanham o maestro, um Papai Noel projetado no centro da fonte.

A próxima parada foi a decorada Normandia, uma rua de cem metros de comprimento e mais ou menos 40 casas que fica no bairro de Moema. Aos sábados e domingos, tem corais e espetáculos de neve. A quantidade de pessoas que visitam o local é tão grande que, nos finais de semana, a via tem que ser fechada, impedindo a entrada de mais gente.

Os guias misturam histórias de Natal com história do Brasil transformam o passeio em uma aula muito interessante. De onde veio Panetone, a origem do pinheiro e do Papai Noel foram alguns temas da noite.

A decoração de Natal movimenta o comércio formal e a venda dos ambulantes. Na rua Normandia, um saquinho de pipoca pode custar até R$ 5.

Chegando à normalmente sisuda avenida Paulista, os principais atrativos são a decoração dos bancos e do prédio da Fiesp. Até as 23h30, ainda tinha carro parando e pessoas tirando foto desses locais.

O roteiro completo
Centro
Parque Ibirapuera
Rua Normandia (Moema)
Av. Brigadeiro Faria Lima
Rua Gabriel Monteiro da Silva
Avenida Paulista

Votação popular de Natal
Esta no ar até o dia 24/12 a votação popular de Natal que vai eleger fachadas mais bem decoradas da cidade. Para votar, é preciso acessar o site www.cidadedesaopaulo.com/natal2007/ e preencher um rápido cadastro. O resultado da votação será divulgado no dia 26 de dezembro.

Compartilhe: