UOL Viagem

14/12/2007 - 21h40

Muita gente, fogos de artifício e festa: veja o Réveillon comemorado em oito cidades do mundo

Da Redação

Ralf Hirschberger/AFP

Alemães festejam Ano Novo no Portão de Brandemburgo, Berlim

Alemães festejam Ano Novo no Portão de Brandemburgo, Berlim

Por que as festas de Réveillon de Berlim, Sydney, Nova York, Londres, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Orlando atraem tantos turistas todos os anos? O UOL Viagem escolheu esses oito destinos clássicos para contar o que elas têm de melhor.

Faça calor ou faça frio, nessas cidades a festa de Ano Novo acontece ao ar livre, com direito a muita música e espetáculos de luzes coloridas.

Em Berlim, a celebração ocupa dois quilômetros ou 80 mil metros quadrados, com palcos para shows de bandas locais de variados estilos musicais, que vão do pop à música eletrônica, tendas com pistas de dança, telões, show de laser, estandes de comida e bebida e uma grande queima de fogos à meia-noite. A festa entre o Portão de Brandenburgo e a Coluna Victoria, dois dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, é gratuita e promete esquentar o inverno da cidade.

Paris não tem queima de fogos, pois o uso desse artifício é proibido por questões de segurança. A capital francesa só viu as luzes pipocando no céu uma vez, na virada de 1999 para 2000. Mas, mesmo sem eles, a comemoração da cidade-luz é uma das mais bonitas. As festas acontecem em hotéis, restaurantes, na avenida Champs-Élysées e arredores da torre Eiffel, especialmente decorados para esta época do ano. O Moulin Rouge também tem programação diferenciada para o Réveillon.

Os eventos temáticos ganharam adeptos em vários locais do planeta. O de Sydney, na Austrália, por exemplo, celebrará este ano um "green future" (futuro verde). A festa, batizada The Time of Our Lives, chamará a atenção dos visitantes para a preservação do futuro e para a luta contra o aquecimento global. A comemoração tomará conta do Darling Harbour, de onde visitantes de todo o mundo assistirão às queimas de fogos em terra firme e no mar. Os festivais de luzes pirotécnicas acontecem na Harbour Bridge e estão previstos para 21h e 0h.

Antonio Scorza/AFP
Queima de fogos de artifício em Copacabana durante festa de Réveillon

O Rio de Janeiro também resolveu dar nome à sua festa e, na virada para 2008, terá um único palco octogonal de 65 metros, vazado e montado entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, na praia de Copacabana. O "Réveillon Copacabana 2008 - A Janela do Rio no Brasil e no Mundo" será uma homenagem aos Jogos Pan-Americanos -que aconteceram em julho-, aos bairros da cidade e ao Cristo Redentor, eleito este ano uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.

A exuberante queima dos fogos que dará boas vindas a 2008 terá a duração de 16 minutos. No som, os DJs prometem animar com músicas de Tim Maia, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Jorge Benjor, entre outros. À 1h30, apresentam-se as quatro primeiras colocadas do desfile das escolas de samba do último Carnaval carioca: Beija-Flor, Grande Rio, Mangueira e Unidos da Tijuca.

No verão da praia de Copacabana, vale a pena investir em roupas leves para pular as ondinhas e fazer a retrospectiva do ano que passou.

Os novos quiosques e hotéis da orla terão programação especial, com festas fechadas e ceias. Este ano, o morro da Urca se junta a eles e também terá festas pagas --e um pouco salgadas (os ingressos variam de R$ 150 a R$ 700). Penha, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba, Praia do Flamengo, Ilha de Paquetá e Parque da Vizinhança de Ramos também terão suas celebrações.

Em São Paulo, mais de 2 milhões de pessoas usando branco --tradição bem brasileira-- são esperadas na avenida Paulista, que terá um palco com programação de shows, além de dez telões e dois painéis espalhados pela região.

Com início às 20h, a festa "São Paulo - A Cidade de Todos Nós" terá palco temático que homenageará o viaduto Santa Ifigênia, o primeiro construído em São Paulo. Tocam por lá a banda Tihuana, do tema do filme "Tropa de Elite", MC Leozinho, Leonardo e Lulu Santos. O encerramento acontece com a escola de samba Mocidade Alegre, que se apresenta às 2h30.

A glamourosa Nova York faz sua tradicional comemoração na Times Square desde 1904. Este ano, a New Year's Eve Ball, que começa descer pontualmente às 23h59, comemorará seu centenário. A descida da bola dura 60 segundos e acompanha as batidas do relógio. Quando ela chega ao chão, é hora de gritar!

Para garantir uma boa visão, é necessário chegar cedo e achar um lugar na Broadway, entre as ruas 43 e 50, e ao longo da Sétima Avenida. Fique esperto, a cidade de Nova York tem uma lei que proíbe beber nas ruas da cidade. Para comer, aproveite as centenas de restaurantes dentro e no entorno da Times Square. Como é inverno em Nova York, o traje oficial do evento costuma ser o casaco reforçado acompanhado de acessórios para suportar o frio.

Em Londres, os fogos explodem em volta da famosa roda-gigante de 135 metros de altura, a London Eye, e acompanham a contagem regressiva das batidas do relógio Big Ben. Visitantes de toda a Europa lotam os arredores do rio Tâmisa, e o acesso ao local é vetado depois que a área atinge sua capacidade máxima. Os sites oficiais de turismo recomendam o uso do transporte público nesses dias.

A capital inglesa também tem várias festas fechadas nos pubs e nas casas noturnas espalhadas pela cidade. O espaço Guanabara prepara uma festa de Ano Novo bem brasileira para matar a saudade de quem está longe de casa. O ingresso de entrada custa 30 libras e dá direito a uma capirinha.

No primeiro dia do ano, a New Year's Day Parade toma as ruas de Londres, com performances e muita música. A parada dura cerca de três horas e começa na Parliament Square ao meio-dia, assim que as badaladas do Big Ben indicarem o horário.

O Réveillon de Orlando, nos famosos parques da Disney, também ficou famoso entre os brasileiros. No dia 31, o parque encantado Magic Kingdom prepara a Fantasy in the Sky (fantasia no céu), uma queima de fogos caprichada para a virada do ano que acontece exatamente às 23h50.

Para os maiores de 21 anos, a Pleasure Island, em Downtown Disney, tem festa de rua que vai das 20h às 2h. Outra opção é a "dance party" do Atlantic Dance Hall New Year's Eve, localizado na Disney's BoardWalk.

SITES ESPECIAIS DE ANO NOVO *

Nova York
timessquarenyc.org/nye/nye.html
Londres
visitlondon.com/events/new_year/new-years-eve-parties-in-london
Berlim
silvester-berlin.de/English/start.html
Sydney
visitnsw.com.au/town/Darling_Harbour
Rio de Janeiro
rio.rj.gov.br/riotur/pt/pagina/?Canal=326
Orlando - Disney
disneyworld.disney.go.com/wdw/calendar/dailyview/index?id=MKCalendarDailyViewPage&date=12/31/2007
Paris
parisinfo.com/sortir-a-paris/fetes-et-festivals/avant-gout-noel/

*São Paulo não tem site específico

Compartilhe: