UOL Viagem

04/12/2007 - 20h00

Dupla refaz a cavalo o caminho dos tropeiros do RS ao interior de SP

Da Redação

Werner Zotz/Divulgação

Aventureiros no caminho de Lagoa dos Patos a Sorocaba

Aventureiros no caminho de
Lagoa dos Patos a Sorocaba

Para encontrar paisagens intocadas pelo homem não basta ter espírito aventureiro. O livro "Aventura no Caminho dos Tropeiros" mostra que, para desbravar territórios ainda pouco explorados, três coisas são indispensáveis: fazer um bom roteiro, ter bons conhecimentos de geografia e saber escolher um meio de transporte adequado para cada tipo de solo.

Os tropeiros, que dão nome à aventura, são conhecidos por suas viagens pioneiras para "abrir caminho" e criar rotas alternativas para o transporte de mercadorias. Muitos dos locais que eles escolhiam para dormir foram transformados em cidades.

A viagem narrada e ilustrada no livro tinha como um dos objetivos recuperar o heroísmo dos tropeiros. A rota escolhida foi o "Caminho de Viamão", que de 1733 a 1900 foi utilizada pelas tropas que levavam os rebanhos de mulas do Rio Grande do Sul a Sorocaba (interior de SP), passando pelo interior de Santa Catarina e Paraná. O meio de transporte eleito foi mesmo utilizado pelas tropas há 300 anos: o cavalo.

O roteiro incluiu churrasco e chimarrão. As cavalgadas, apesar de longas, não exigiram preparo profissional. Um dos objetivos da Coleção Expedições, da qual a obra faz parte, é justamente transformar em livros roteiros interessantes, inéditos e, o mais importante, viáveis para que possam ser reproduzidos pelos leitores.

Desta vez, não é o jornalista Werner Zotz, autor dos outros três livros da coleção, que narra a aventura. Zotz ficou responsável pelas fotos e anotações mais gerais. Os relatos são de Jakzam Kaiser, jornalista e antropólogo gaúcho, que topou a aventura em parceria.

O roteiro é uma boa opção para os amantes da natureza e da equitação. O livro oferece serviço completo com telefone de operadores de cavalgadas, opções de hospedagem, inclusive hotéis fazendas, além de muito artesanato e compras.

Livro: "Aventura no Caminho dos Tropeiros"
Autor: Jakzam Kaiser
Fotos: Werner Zotz
Editora: Letras Brasileiras
Quanto: R$ 80

Compartilhe: