UOL Viagem

27/11/2007 - 21h35

"Aventura nos Mares do Brasil" mostra belas vistas de Noronha a Floripa

Da Redação

Werner Zotz/Divulgação

Pôr-do-sol doura o horizonte no Ancoradouro da Gamboa do Morro

Pôr-do-sol doura o horizonte no Ancoradouro da Gamboa do Morro

"Desde criança, o mundo das águas povoou meu imaginário." É assim que começa o relato dos preparativos do velejador Werner Zotz para mais uma instigante viagem. "Aventura nos Mares do Brasil" foi o nome que ele escolheu para o recém-lançado livro, que descreve o percurso de uma expedição pela costa brasileira e sertão nordestino, que vai de Fernando de Noronha a Florianópolis. A aventura marca o retorno de Zotz ao oceano, desta vez com o veleiro Hot Day II.

Com uma espécie de "chamado do mar", Zotz recuperou revistas, livros e recortes de mapas esquecidos na sua "gaveta de sonhos" e deu início ao planejamento para "descer" o litoral do Brasil em 40 dias. Autor de outros três livros da mesma coleção, o viajante experiente, que descobriu os relatos das grandes navegações ainda jovem, aventurou-se na companhia de sua parceira de vida, Betty, e de outros quatro tripulantes.

O livro traz fotos das belezas naturais descobertas durante o percurso, como as praias encantadoras de João Pessoa, Noronha, Salvador, Morro de São Paulo, Baía de Camamu, Abrolhos e Búzios. Imagens já conhecidas como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e as construções históricas de Paraty também estão entre os cliques de Zotz, que buscou fotografar os coloridos detalhes do mar e do céu.

O livro integra a coleção Expedições, ao lado de "Aventura no Rio Amazonas" e "Aventura no Fim do Mundo", uma viagem de carro ao extremo sul das Américas, ambos de autoria de Zotz. A coleção traduz em fotos e palavras as sensações do velejador e curiosidades de roteiros de viagens inusitadas e criativas.

O guia da aventura entre céu, mar, terra e ar -Zotz pega avião para ir de Noronha a Recife- conta em detalhes as mudanças de planos, surpresas e até sustos que os viajantes enfrentaram e apresenta importantes informações para quem tem vontade de seguir as ondas do Hot Day II.

Livro: "Aventura nos Mares do Brasil"
Autor: Werner Zotz
Editora: Letras Brasileiras
Quanto: R$ 60

Compartilhe: