UOL Viagem

09/10/2007 - 23h21

Livro mostra aventura pelo rio Amazonas até última cidade do Brasil

da Redação

Werner Zotz/Divulgação

Pôr-do-sol visto danascente do lago Mamirauá

Pôr-do-sol visto da
nascente do lago Mamirauá

Se no livro "Aventura no Fim do Mundo" Werner Zotz foi atrás do fim do mundo em Ushuaia, na Patagônia, o recanto mais austral do Hemisfério Sul, agora, em "Aventura no Rio Amazonas", ele busca o fim do Brasil, lá em Tabatinga, última cidade do país na divisa com Colômbia e Peru.

O caminho escolhido foi o do Rio Amazonas, com saída da Ilha do Marajó, no Pará. Acompanhado pela mulher, Betty Rezende Zotz, que conheceu exatamente naquelas redondezas, o professor, jornalista, publicitário e fotógrafo, subiu 3.000 quilômetros de rio, em uma viagem de 40 dias, contada com muitos detalhes e olhar humano no livro.

Nos nomes dos capítulos, os lugares visitados, como Belém, Ilha do Marajó, Manaus e Mamirauá, além do grande barco Amazon Star, uma experiência única contada de maneira envolvente. Entre os elementos da narrativa, índios, mercados, igrejas, cotidiano, perrengues, natureza, progresso, tradição? Tudo que uma viagem por um roteiro como esse pode oferecer.

Isso sem contar o pôr-do-sol, que reserva imagens surpreendentes. Dentre as muitas ótimas fotos do livro, estão três ocasiões em que o casal flagra o Sol a se pôr: de dentro do rio Amazonas, outra em Almeirim, na primeira parada do Amazon Star e, por fim, na nascente do lago Mamirauá.

Tanto na chegada à Tabatinga, quando por todo o percurso, o casal deixa claro que aprendeu muito sobre a realidade dos brasileiros que vivem nesse pedaço da Amazônia, sobre os contrastes entre precariedade e ostentação e sobre as várias surpresas que o mundo pode nos reservar.

Vale lembrar que no final, a obra traz um bom serviço para quem quiser repetir a aventura do casal Zotz. Dicas sobre época, perigos, barcos, cuidados, pousos e compras estão lá. Navegue!


Livro: "Aventura no Rio Amazonas - Viagem Fantástica do Marajó a Tabatinga"
Autor: Werner Zotz
Editora: Letras Brasileiras
Quanto: R$ 80

Compartilhe: