UOL Viagem

11/09/2007 - 20h21

Livro narra a busca pelo "fim do mundo": uma viagem à Patagônia

Da Redação

Werner Zotz/Divulgação

Ushuaia, o "fim do mundo", é protegida por montanhas nevadas

Ushuaia, o "fim do mundo", é
protegida por montanhas nevadas

Werner Zotz, jornalista e velejador, tinha como sonho conhecer o "fim do mundo". Visualizou a aventura de carro. Convidou a mulher, a filha e o genro e, na virada de 2002 para 2003, pegou a estrada saindo de Santos (mas contando Florianópolis como marco zero) rumo a Ushuaia, na Patagônia, o recanto mais austral do Hemisfério Sul.

Na bagagem, roupas de frio e de calor, mapas e, claro, a câmara fotográfica. No fim da expedição, Zotz concebeu o livro "Aventura no Fim do Mundo", no qual, além de brindar o leitor com lindas imagens e indicar estradas, roteiros, pontos turísticos, lugares para dormir e comer, ele expõe suas impressões e reflexões e compara suas experiências com as imagens literárias de aventureiros de outras épocas que despertaram nele a vontade de chegar até ali.

Um mapa na capa interna mostra o caminho seguido pela família, que saiu de Florianópolis rumo à Argentina, atravessando o Rio Grande do Sul. Atravessou a Argentina até o Chile, onde começou a descer, voltando à Argentina em certo momento, com direito a mais uma passagem pelo Chile até alcançar Ushuaia. A subida pela costa argentina até Buenos Aires e a passagem pelo Uruguai foram o caminho para retocar, finalmente, o solo brasileiro, pelo extremo do Chuí.

O quarteto percorreu no total 14.450 quilômetros, em um pouco mais de um mês de viagem, e conheceu lugares como Ilha de Chiloé, La Angustura, Canal de Magalhães, Terra do Fogo, El Calafate, o glaciar Perito Moreno, Fitz Roy e Península Valdés. Presenciou o sol se pondo em cores inimagináveis, encarou as grandes distâncias da Ruta 40, abismou-se com a grandiosidade das montanhas das geleiras. E, o mais importante, atingiu o tão esperado "fim do mundo".

O livro traz informações valiosíssimas para quem pretende encarar a mesma aventura. Mas também é uma ótima leitura para quem apenas quer mergulhar nas belas palavras e imagens do relato de um sonho realizado.


Livro: "Aventura no Fim do Mundo"
Autor: Werner Zotz
Editora: Letras Brasileiras
Quanto: R$ 80


Compartilhe: