UOL Viagem

30/07/2007 - 19h49

Expedição Brasil Melhor chega ao fim de Bonito (MS)

Por Fabio Cunha
Participante da expedição

Anderson estavski (Poio)

Bela vista da expedição, em Bonito

Bela vista da expedição, em Bonito

Entramos no último dia de nossa aventura com um nó na garganta. Depois de nove dias de boa convivência, muito 4x4 e solidariedade, nossa aventura estava chegando ao fim. O silêncio no rádio, nosso meio de integração nos momento de deslocamento, escancarava as saudades antecipadas.

Nosso diretor de prova, Luiz Anchieta, o Luizão, quebrou o gelo agradecendo a todos e fazendo um balanço do tempo e dos acontecimentos que o grupo passou junto. Imediatamente ele passou a palavra para cada um dos participantes que fizeram seus agradecimentos e comentários sobre a viagem. Um momento emocionante, a saudade dos nossos bons dias bateu antes de a aventura terminar.

A maior razão de toda a nossa viagem foi a ação social envolvida e viabilizada pelas empresas amigas e parceiras da expedição. Foram 66 toneladas de alimentos, 17.500 kits escolares e milhares de brinquedos que lavavam nossa alma no final de cada dia de muita estrada e poeira e espalhavam alegria em cada cidade onde o grupo parava.

Toda a estrutura foi montada em duas frentes: o on road (na estrada), que levava a maioria das doações, organizava a distribuição nas cidades, dormitórios da expedição (diga-se de passagem com louvor) e o off road, que levava em menor quantidade, mas em lugares ainda mais remotos. Um casamento perfeito e muita gente beneficiada.

Chegamos a Bonito, em Mato Grosso do Sul, nosso destino final, onde fomos recebidos com muita festa para nossa última ação. Uma ONG local nos recebeu e apresentou seus trabalhos de inclusão social, dança, capoeira e cursos técnicos, tudo realizado com muita boa vontade dos idealizadores. À noite, depois de mais uma ação social, o grupo se reuniu para a festa final. Muita emoção no ar.

No dia seguinte, todos tiveram dia livre para descansar e visitar os pontos turísticos de Bonito. Agora cada um volta para sua realidade de trabalho, esperando no próximo mês o encontro do grupo para vermos as fotos e assistirmos às imagens de cada um e do DVD da viagem, em local ainda a confirmar. Não vejo a hora de reencontrar meus novos amigos e relembrar os lugares lindos que passamos nos cinco mil quilômetros de expedição.

Compartilhe: