UOL Viagem

02/07/2007 - 21h45

Catártico, castelo de Neuschwanstein possui cenário de conto de fadas

GABRIELA BELÉM
Colaboração para o UOL

Gabriela Belém/UOL

Neuschwanstein é candidato a uma das 7 novas maravilhas

Neuschwanstein é candidato a uma das 7 novas maravilhas

Se existe um cenário de conto de fadas no mundo real, este lugar é o castelo de Neuschwanstein, na baviera alemã.

Localizada numa magnífica paisagem montanhosa, a construção do século dezenove desperta aquela sensação de catarse quando se vê uma obra de arte: imponente e encravada em altas rochas, além de revestida de calcário cinza e imersa entre pinheiros, tem ao seu redor um lago azul turquesa (Schwangau) e a vila de Hohenschwangau, com suas típicas casinhas campestres.

Erguida entre 1869 e 1886 para o excêntrico rei Ludovico Segundo, a residência inspirou Walt Disney, por exemplo, a criar o castelo da Cinderela. A sensação de sentir-se no limite da realidade e da fantasia permeia toda a visita --há um certo surrealismo nos diversos ambientes do castelo.

No exterior, percebe-se a forte influência românica e medieval na arquitetura. Mas fica no interior do castelo, onde infelizmente não se pode fotografar, o mix de estilos capazes de deixar qualquer turista atordoado. São coloridas pinturas bizantinas; lustres de ouro em forma de coroa real (repletos de enormes pedras preciosas); painéis entalhados góticos; mobília ricamente decorada; mosaicos de bichos silvestres --um tanto modernos para a época-- e muita arte renascentista. Sem mencionar a existência de uma gruta azul no meio do castelo, próximo ao jardim de inverno. O panorama da paisagem natural, de dentro das janelas, também esbanja vistas de tirar o fôlego dos visitantes mais desavisados.

O auge da atração turística, porém, é o dourado salão de festas, dedicado ao amigo íntimo de Ludovico Segundo, o compositor Ricardo Wagner, cujas obras musicais influenciaram a concepção do projeto.

No verão de 1868, o arquiteto de teatros Christian Jank seguiu as indicações do soberano, que inspirou-se no castelo de Wartburg, na Turíngia, e nas disposições de Versalhes, na França.

O rei, entretanto, não chegou a ver o seu intento terminado. Obcecado pelo término obra, Ludovico foi diagnosticado como louco em junho de 1886 e morreu logo depois, antes da conclusão do castelo.

Nova Maravilha?

Situado na conhecida estrada romântica, o castelo de Neuschwanstein é candidato a uma das "Sete Novas Maravilhas do Mundo". O monumento concorre ao concurso, que terá o resultado divulgado no próximo sábado (7/07), às 19h30, em Lisboa.

O Neuschwanstein recebe cerca de 1,6 milhão de visitantes anualmente, de acordo com o guia de informações turísticas do local.

Hohenschwangau

No cenário de Schwangau (Lago do Cisne), destaca-se ainda o castelo de Hohenschwangau, em estilo neogótico.

A construção de quatro andares sobre fundações medievais concentra quatro torres angulares. No interior do castelo, há belos afrescos sobre as sagas alemãs, elaborados por Moritz von Schwind.

A família Wittelsbach fundou o castelo. Nos jardins, também é possível ter belas vistas da região.

SERVIÇO

Como Chegar? Rodovia D7. De Munique, pela autoban, o percurso dura cerca de uma hora e meia. No total, são quase 150 km até Füssen. Há excursões que saem diariamente da estação de ônibus da capital da baviera. O Neuschwanstein é ponto final da estrada romântica, que concentra vários castelos medievais ao longo de seu trajeto.

Acesso: Ao chegar na vila de Hohenschwangau, seguir as placas que levam até a bilheteria. Para subir até o castelo, o visitante pode escolher entre ônibus, bicicleta, charrete e cavalos. O meio mais econômico é de ônibus, que custa 2,5 euros. Os mais dispostos podem subir as montanhas a pé, de graça. O ingresso para entrar no Neuschwanstein custa nove euros. Para entrar em ambos os castelos, o visitante pagará 17 euros.

Onde Ficar? Munique e Füssen (cidades com infra-estrutura turística mais próximas ao castelo).

Horário de funcionamento: De outubro a março, das 10h às 16h. De abril a setembro, das 9h às 18h. Aberto diariamente.
Mais
Hilary Swank e Ben Kingsley apresentarão cerimônia das sete novas maravilhas

Compartilhe: