UOL Viagem

16/03/2007 - 20h06

Você já ouviu falar no Mali? Conheça um pouco deste país africano

Da Redação

Silvana Catazine

Mulheres no mercado de artesanato em Bamako

Mulheres no mercado de artesanato em Bamako

Ao sul do deserto do Saara fica Mali, que, como grande parte dos países africanos, não possui infra-estrutura turística. Seu maior atrativo é a cultura local. Quem deseja visitá-lo deve ir com espírito aventureiro e com a curiosidade aguçada sobre os costumes da população, sobretudo a música do país, reconhecida em nível mundial.

O guitarrista Alí Farka Touré, que conseguiu integrar a música e os instrumentos tradicionais malienses -- como o balafón (instrumento de percussão feito de cascas de abóboras) -- com o jazz, foi o homenageado deste ano no Festival Au Desert, próximo a Timbuktu, no meio do Saara.

Salif Keita, músico guitarrista que combina sons tradicionais com ritmos pop e rock, ressaltando sempre as identidades malienses, também é um destaques culturais do país.

O grupo Bambara-Mandingas-Dyula representa 50% da população, que se mistura a várias etnias. A religião dominante é a muçulmana. A língua oficial é o francês, embora existam numerosos dialetos étnicos.

O Mali foi ocupado pelos franceses em finais do século dezenove, tornando-se o "Sudão Francês" em 1890. O país só atingiu a independência em setembro de 1960.

Compartilhe: