UOL Viagem

14/11/2006 - 19h11

Feira mostra cultura e costumes da região de "Castilla y Léon", na Espanha

Da Redação

Divulgação

Salamanca, famosa cidade universitária de Castilla y León

Salamanca, famosa cidade universitária de Castilla y León

Com o objetivo de divulgar a língua espanhola e os costumes do país, a Junta de Castilla y Léon promove palestras e oferece bolsas de estudo para interessados em conhecer o lugar e aprender o idioma na próxima quinta-feira (16/11), em São Paulo (SP), e sexta-feira (17/11), no Rio de Janeiro (RJ).

A região de Castilla y Léon, uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, é o berço do idioma do oficial do país, o castelhano. Os ícones mais marcantes da cultura espanhola se encontram no local: as famosas touradas, a culinária, as cidades históricas, as igrejas, os vinhos, o presunto ("jamón"), os museus e a vida noturna (bastante famosa nos bares e boates da cidade de Salamanca).

Outra característica típica do local é abrigar as primeiras universidades fundadas na Europa. A de Salamanca, por exemplo, foi a primeira do país e nasceu em 1218 por determinação do rei Alfonso nono.

Durante as feiras de educação, haverá sorteio de bolsas de estudo (nove em cada Estado). Cada uma delas inclui curso de espanhol de quatro semanas, com hospedagem em casa de família (quarto individual e pensão completa), e atividades extracurriculares. O benefício está estimado em mil euros. A passagem é por conta do estudante.

Batizado de El Español en Castilla y León , o evento vai contar com estandes de escolas de idiomas como Academia Mester (Salamanca), Colegio Delibes, Colegio Unamuno (Salamanca), Páramo Academia de Español (Valladolid), Escuela Internacional (Salamanca), Dile (Salamanca), International House (Valladolid), Instituto Español Murallas de Avila (Ávila) e Hispano Continental (Salamanca).

Fazem parte da Junta de Castilla y León as províncias de Ávila, Burgos, León, Palência, Salamanca, Segóvia, Sória, Valladolid e Samora.

Degustação de Vinhos e "Jámon"

Para os convidados conhecerem um pouco mais sobre os costumes gastronômicos e a cultura da região, serão servidos durante o evento presunto ("jamón") e vinho típicos. Castilla y León oferece vinhos e adegas de prestígio mundial. E o jámon de Castilla é um dos mais apreciados da Espanha.

Além disso, haverá um rico bufê de comida espanhola, e serão servidos chouriços, escabeche de mexilhão, tortilha de batatas, croquete de frutos do mar, entre outros.

Programação:

>>>São Paulo

Dia: 16 de novembro

Horário: 9h30 às 13h30

Local: Unibero - Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 864 (há convênio com estacionamento)

Palestra sobre "O espanhol no Brasil e a importância do seu estudo e prática no exterior".

>>>Rio de Janeiro

Dia: 17 de novembro

Horário: 15h às 19h

Local: Casa De España - Rua Vitório da Costa, 254 (o estacionamento no local custa R$ 5 e há acesso para deficientes)

Palestra sobre "O espanhol no Brasil e a importância do seu estudo e prática no exterior".

Compartilhe: