UOL Viagem

01/11/2006 - 20h04

Costa Amalfitana reserva belezas de tirar o fôlego

Da Redação

Campania Photo Gallery

Positano é destino ideal para quem quer viagem romântica

Positano é destino ideal para quem quer viagem romântica

As encostas das cidades de Amalfi, Positano, Ravello, Minori e Maiori reservam uma beleza de tirar o fôlego de qualquer viajante. A apenas 56 km de Nápoles e a 280 km de Roma, no sul da Itália, a rota da Costa Amalfitana oferece uma vista repleta de penhascos verdes revestidos de casinhas coloridas no melhor estilo bizantino, rodeadas por um mar azul anil estonteante.

Quando se chega aos destinos, o deslumbramento é uma sensação natural. O acesso à rodovia é feito por carro ou por ônibus que saem diariamente de Salerno (a 27 km do local), Nápoles e Roma.

Aproveite para conhecer cada local de barcos, disponíveis em cada uma das paradas. Não se pode transitar com veículos dentro das cidades da Costa Amalfitana, a fim de se preservar o legado das construções de ascendência oriental.

Segundo a autora do guia "1.000 Lugares Para Se Conhecer Antes de Morrer" (recorde de vendas pelo ranking do New York Times), Patricia Schultz, a pequena Amalfi já foi o centro da mais antiga e uma das mais poderosas repúblicas marítimas da Itália. "No início do século nove, o microporto na entrada de um grande desfiladeiro dominava o comércio com o Oriente, o que explica tanto a influência mourisca, quanto a do domo da cidade, a Catedral de Sant'Andrea".

Ravello fica a 330m acima de Amalfi e tem como atrações imperdíveis dois jardins encantadores: a Villa Rufolo e a Villa Cimbrone. O romantismo do local traduz o ditado em italiano que diz que "os poetas vão a Ravello para morrer".

Cenário de filmes como a comédia romântica "Only You", Positano é detentora de uma beleza inspiradora - ideal para viagens de lua-de-mel, com hotéis que têm boa infra-estrutura e vistas inesquecíveis. Vale a pena provar o típico e delicioso licor de limão vendido nas lojinhas de suvenires e a massa com vôngoles e camarões frescos servida nos restaurantes.

Em Minori e Maiori, é possível apreciar, como em todas as outras cidades, o mar calmo e as ruelas repletas vistas panorâmicas e hotéis agradáveis.

Nas montanhas da rota, também estão plantados terraços de limoeiros, oliveiras, carvalhos e pinheiros. De maio a setembro, o clima é ameno (com exceção de julho, quando as temperaturas sobem e podem chegar a 35 graus celsius).

Compartilhe: