UOL Viagem

19/10/2006 - 23h01

"1.000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer" é guia de viagem imprescindível

Gabriela Belém
Da Redação
Com mais de dois milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro "1.000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer", da jornalista americana Patrícia Schultz, se tornou obra de referência entre os guias de viagem porque apresenta destinos inusitados de maneira divertida e informativa.

Destacam-se, sobretudo, as escolhas dos itinerários, frutos de pesquisas realizadas durante sete anos. A jornalista apresenta os principais pontos turísticos do mundo, mas não fica apenas nos clichês consagrados. No Brasil, por exemplo, não se pode deixar de provar o acarajé nos tabuleiros das baianas, em Salvador, com indicação, preços e endereços das mais renomadas: Cira, Regina e Dinha.

Em termos de referências culturais, o guia não deixa a desejar. Schultz explica com excelência os contextos históricos e mostra conhecimento sobre as manifestações populares típicas de cada região. Há também dicas de passeios, estadias e locais preferidos de pintores, escritores e poetas famosos. No capítulo sobre a praia de Itacaré (BA), a autora enaltece as paisagens paradisíacas que serviram de inspiração e imortalizaram o romance "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado.

Além disso, o 4º lugar na lista de livros mais vendidos do jornal "New York Times" se dá por conta linguagem bem-humorada adotada pela jornalista - a maioria dos guias usa sempre aquele tom burocrático e imparcial, que não confere muito ânimo a empolgados viajantes que buscam aventuras e excentricidades.

Outro diferencial é que a autora enumera uma série de estabelecimentos hoteleiros imperdíveis, ainda que você não possa pagar pelas diárias. Para ela, por exemplo, é inconcebível visitar Londres e não tomar um chá no Ritz, rito que "deve ser seguido tanto por reis, quanto por plebeus".

Em cada um dos mil lugares, os serviços são bem destacados, com preços, endereços, telefones, sites e e-mails úteis para os viajantes, além da melhor época para visitas.

Entretanto, a obra peca pela falta de fotos coloridas e amplas sobre os destinos. Sem o fator visual, o leitor fica sem parâmetros para escolher ou julgar a beleza dos lugares que deseja conhecer.


1.000 LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER
Autor: Patrícia Schultz
Editora Sextante
729 páginas
R$ 39,90

Compartilhe: