UOL Viagem

04/10/2006 - 22h29

Mexicom Brasil: Costa Rica é convite à vida

José Garcez
Colaboração para o UOL Viagem

Anderson Estavski

Tartaruga marinha costa-riquenha

Tartaruga marinha costa-riquenha

Em uma manhã ensolarada, partimos de Popoyo e após cinco horas de viagem pelas estradas esburacadas da Nicarágua, chegamos na fronteira com a Costa Rica. O que sabíamos é que dali para frente as coisas iriam mudar, o nosso custo de viagem iria dobrar.

Para nossa surpresa, a paisagem se transformou, de árida para verde. Reflexo de um país que preserva a natureza, tornando-a uma indústria, o turismo.

A Costa Rica faz jus ao seu nome, 27% de seu território é protegido, uma grande reserva natural. Pássaros voam livres, macacos pulam de galho em galho... Nesse país, o clima é de convite à vida, da forma mais simples e pura.

Nosso destino era a pacata Avellanas, uma linda praia deserta descoberta pelos americanos que trocaram seu estilo de vida, encantados pela "pura vida". Lá, nos hospedamos numa bela cabana com uma maravilhosa cozinha.

Nosso dias se resumiam em acordar com o canto dos pássaros, despertar com o raios do sol, beber a mais pura água e comer deliciosas e criativas refeições. No fim de tarde, íamos prestigiar o pôr-do-sol na beira do mar. A praia negra é um dos melhores picos de surf da região.

Uma fato curioso é que a Costa Rica não possui exército desde 1948, isto significa que há mais investimentos em educação e saúde.

Compartilhe: