UOL Viagem

13/09/2006 - 22h58

Mexicom Brasil: Sunzal, em El Salvador, tem boas ondas e histórias do pós-guerra

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

Sunzal, em El Salvador, tem pôr do sol imperdível

Sunzal, em El Salvador, tem pôr do sol imperdível

El Salvador era uma das maiores incógnitas da expedição Mexicom Brasil. As poucas informações que possuíamos diziam havia muitas armas no país, fruto da sangrenta guerra civil vivida até 1992. Também sabíamos que os assaltos eram comuns, graças à situação de pobreza vivida pela população.

Ao entrarmos no país, nossa impressão foi a melhor possível. Não há burocracia e "despachantes" de plantão na fronteira, tão comum nos outros lugares pelos quais passamos. Em pouco tempo deixávamos a fronteira para trás e partimos para nosso destino, a praia de Sunzal, onde dois amigos brasileiros aguardavam a nossa chegada.

Sunzal é uma praia de areias pretas, natureza exuberante e um pôr do sol maravilhoso. Fica próxima a La Libertad, principal cidade litorânea de El Salvador, e a San Salvador, capital do país.

Além da beleza da praia e do modo de vida salvadorenho no pós-guerra, a principal atração do lugar é o mar. Sunzal tem ondas impressionantes, que quebram sobre um fundo de pedras. Outras praias próximas também têm ondas boas, de nível internacional, como Punta Rocas, em La Libertad, e Zonte, a 59 km de Sunzal.

Nestes locais, é melhor surfar na companhia de nativos. O perigo de assaltos é grande. Não é aconselhável exibir máquinas fotográficas e outros equipamentos. Apesar da simpatia do povo salvadorenho, que é prestativo, a pobreza domina o cenário de pós-guerra, característica de qualquer país nesta situação. Por outro lado, muitos habitantes são testemunhas vivas de um acontecimento importante da história da América Latina.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: