UOL Viagem

07/08/2006 - 19h33

Mexicom Brasil: as ondas perfeitas de La Ticla

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

Vista do alto do mar de La Ticla

Vista do alto do mar de La Ticla

A manhã estava ensolarada no dia da nossa partida da Cidade do México, fato difícil naqueles últimos dias em que ficamos por lá. Estávamos ansiosos, pois finalmente partiríamos em direção às longas e perfeitas ondas do 'México Central'. Preparamos o carro e algum tempo depois de encarar o confuso trânsito da capital já estávamos na estrada. Até o nosso destino, La Ticla, seriam quase mil quilômetros.

Nos primeiros quinhentos, não havia nada de especial para se ver com relação à paisagem, mas a partir de Ciudad Altamirano, as coisas se mudaram e o visual passou a ser de tirar o fôlego. Primeiro na solitária estrada que cruza a serra até a costa do Pacífico e em seguida no trecho de costa até La Ticla, onde há muitos penhascos e de onde pode se ter uma visão deslubrante do mar.

La Ticla é uma pequena vila de pescadores perdida no tempo que fica no estado de Michoacan. Lá não há televisão nem telefone. Durante os finais de semana à noite, todos os habitantes se reúnem em uma pracinha central para colocar suas conversas em dia, brincar, namorar e comer seus tacos, feitos ali mesmo. Muitas donas de casa transferem suas cozinhas para a praça e vendem comidas a preços bem populares. Esta pacata rotina só é um pouco alterada pelos surfistas que vem atrás das ondas perfeitas que rolam em toda a região nesta época do ano.

A natureza de La Ticla é exuberante. O lugar é um santuário de tartarugas marinhas, que durante a noite deixam o mar e vem pôr seus ovos na areia da praia. Pássaros de muitas espécies também podem ser observados.

Mas a grande atração mesmo fica por conta das ondas. São esquerdas e direitas que quebram sobre um fundo de pedras, onde predominam as primeiras, principalmente com ondulação de sul, quando formam-se linhas que impressionam pela perfeição. É uma onda longa que segura ondulações de até 12 pés. Há também um beach break, mas que não tem a mesma qualidade e que fecha muito.

Durante os dias que ficamos por lá, estavam rolando ondas de 4 a 6 pés, nas quais fizemos a cabeça. É um ótimo lugar para conhecer surfistas do mundo todo, principalmente os "soul surfers" que vem para a região há muitos anos e têm muita história pra contar.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: