UOL Viagem

03/08/2006 - 17h51

Mexicom Brasil: O charme colonial de Mérida

ANDERSON ESTAVSKI
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

A arquitetura colonial de Merida

A arquitetura colonial de Merida

Partimos de Cancún rumo à Cidade do México, com mais ou menos 1.850 km pela frente. Nossa primeira parada durante o percurso foi Mérida, uma charmosa cidade colonial fundada em 1542 pelo conquistador Francisco de Montejo, sobre as ruínas de uma aldeia maia.

O nome Mérida é uma homenagem a cidade homônima na Espanha que abriga ruínas romanas. Importante durante o período colonial espanhol, Mérida voltou a ter destaque no inicio do século 20, quando viveu um período de prosperidade econômica decorrente da cultura do sisal, usado na produção de cordas. Dizia-se na época que Mérida abrigava mais milionários por quilômetro quadrado do que qualquer outro lugar do mundo.

Hoje, Mérida é uma cidade industrial, além de centro comercial, cultural e universitário. A antiga prosperidade do lugar se reflete nas suas grandes mansões, parques, praças e estátuas. Na praca Central, mais conhecida como Zocalo, há muitas atrações e é possível assitir desde espetáculos de danças típicas mexicanas até shows de jazz. Rodeada por mansões, pelo Palácio Municipal, pelo Palácio do Governo, pela Catedral e por muitos bares e restaurantes, a praca tem um astral único.

A Catedral de Mérida começou a ser erguida no início de 1560 e ficou pronta em 1598. As portas com arcos na imponente fachada conduzem ao sublime interior com teto abaulado e arcos entrecruzados. Atrás do altar-mor há uma enorme e imponente estátua de madeira com a imagem de Jesus Cristo.

Outros lugares em Mérida que também valem a visita são: o Templo de La Tercera Orden, que fica em uma pitoresca praça que reúne músicos e artesões; o Teatro José Peón Contreras, que foi erguido na virada do século 20; o Arco de San Juan; a Casa de Montejo, o primeiro palácio dos governadores espanhois e o Museu de Antropologia e História, que tem um dos mais importantes acervos pré-colombianos do estado de Yucatán.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: