UOL Viagem

27/07/2006 - 17h37

Mexicom Brasil: em Cozumel, mergulho perde encanto por causa de estragos causados pelo Wilma

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

Quiosque de salva-vidas na praia de San Martín, em Cozumel

Quiosque de salva-vidas na praia de San Martín, em Cozumel

A expectativa era grande, afinal estávamos indo para o lugar que era considerado um dos melhores do mundo para mergulhar. Do ferry, que cruza do continente para a ilha, vendo a cor do mar, já dava para ter uma idéia do que nos aguardava na ilha.

Mas logo nossa chegada, deu para perceber que algo estava errado. O terminal marítimo onde atracamos, e de onde chegam e saem muitos dos barcos e navios, inclusive transatlânticos, não condizia com a infra-estrutura que um destino turístico daquele porte deveria ter.

Desembarcamos no lugar e, aos poucos, nos demos conta através das conversas com nativos e da observação atenta, de o quanto Cozumel havia sido afetado pela na passagem do furacão Wilma em 2005. A praia foi a mais atingida e, apesar de todos os esforços na reconstrução, as marcas deixadas pelo furacão ainda estão por todas as partes.

Cozumel têm dois lados bem distintos. O voltado para o continente, onde se localiza a vila, tem um centro de compras focado basicamente nos turistas norte-americanos, que desembarcam aos milhares dos navios de cruzeiro, para comprar diamantes e outras pedras preciosas. Sim! Na ilha há muitas lojas de diamantes e jóias que contrastam, e muito, com a realidade da população local, ainda mais depois da passagem do Wilma. Este é o lado da ilha que tem os melhores "points" de mergulho.

O lado voltado para mar aberto é bem diferente, podendo beirar até o alternativo. Suas praias são desertas, com ondas em algumas, mas nada de especial. Aqui a cara do Caribe aparece um pouco mais, com a comida, música e o jeito das pessoas viverem, sendo um contra ponto ao lado oposto que é mais turístico.

A cor da água que banha a ilha impressiona pela tonalidade de azul e sua transparência. Mas na hora do mergulho, tivemos uma grande decepção. Depois da passagem do furacão, a atividade de mergulho ficou bem prejudicada, pois a maior parte da barreira de corais que cercava a ilha foi destruída, e quase não há mais o que ver de vida submarina. Vimos apenas alguns peixes no pouco de coral que restou, mas parecia que estávamos num deserto submerso.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: