UOL Viagem

10/07/2006 - 19h13

Mexicom Brasil: Uma viagem a Tulum, um paraíso de águas azuis na "Riviera Maia"

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Daniela Almeida

Vista da cabana, a praia em Tulum

Vista da cabana, a praia em Tulum

Chegamos à rodoviária de Palenque com antecedência para comprar passagem para algum lugar da Riviera Maia, que não sabíamos ao certo qual era. Tínhamos uma certeza, não queríamos Cancun nem nada parecido. Havíamos pesquisado sobre Playa Del Carmen como uma alternativa, pois muitos mochileiros para lá se dirigem. Mas uma conversa com um hippie, que se dizia de um guerreiro maia, na noite anterior, apresentou-nos a opção de Tulum. Na hora da compra do bilhete baixou o espírito do "guerreiro maia", e aí para lá seguimos.

Enquanto aguardávamos o ônibus, conhecemos uma israelense que estava viajando sozinha pelo mundo a mais de um ano, estava indo também para Tulum e acabou por seguir viagem com a gente. Após dez horas de estrada, chegamos ao nosso destino. Descemos do ônibus e fomos procurar lugar para ficar. Era muito cedo e não havia pessoas na rua. Conhecemos então um maluco de Belize que nos indicou uma cabana num lugar paradisíaco, que não tinha luz nem TV, apenas uma praia de águas azuis. O tal lugar estava a 15 km de distância de onde nos encontrávamos. Para chegar ao paraíso, só de táxi ou carona. Por razões óbvias, decidimos pela segunda opção.

O lugar realmente era maravilhoso, lembrando muito o sul da Bahia, com uma longa praia de águas azuis rodeada por coqueiros. Os poucos turistas que ali se encontram eram na sua grande maioria europeus que desfilavam sem roupa pelas areias.

O dono da cabana onde ficamos chamava-se Roberto, um mexicano gente fina, conhecedor e fã do Brasil, que colecionava de arte e já havia dado a volta a mundo. Ao saber que éramos brasileiros e se encantar com a pele morena da Dani, nos alugou a sua melhor cabana em frente ao mar por um preço infinitamente inferior ao que valia. Curiosamente, a casa vizinha havia pertencido ao traficante colombiano Pablo Escobar.

Por incrível que pareça, Roberto era o único mexicano proprietário de terras ali, a maioria está hoje em dia nas mãos de estrangeiros. Tulum é conhecido por sua refinada culinária. Finalmente, nos livrávamos das tortillas mexicanas por algum tempo. O lugar também e famoso por ser o único lugar no México com ruínas a beira mar.

Permanecemos por muitos dias naquele paraíso, mas tínhamos uma missão, deveríamos ir a Veracruz buscar nosso carro que chegaria do Brasil brevemente.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: