UOL Viagem

30/06/2006 - 16h44

Mexicom Brasil: A tradição indígena de San Juan Chamula

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

A igreja de San Juan Chamula

A igreja de San Juan Chamula

Localizado ao norte de San Cristoban de Las Casas, o povoado de San Juan Chamula possui uma população de 3.100 habitantes, na sua grande maioria, índios tzotziles. Na praça central do lugar, os indígenas da região reúnem-se para comprar e vender produtos agrícolas, roupas e artesanato.

A maior atração do povoado é, sem dúvida, o templo de San Juan Chamula. Trata-se de uma igreja que, se por fora se assemelha a qualquer templo católico comum, por dentro tem no lugar dos tradicionais bancos uma espécie de capim espalhado, em cima de onde os índios realizam seu ritual religioso: uma espécie de mistura entre rituais místicos pré-colombianos com a doutrina católica. É até proibido fotografar dentro do templo.

Na igreja, há milhares de velas acesas e uma infinidade de figuras de santos, cujo o de principal adoração é San Juan Bautista. Ao mesmo tempo, curandeiros realizam rituais indígenas que incluem defumações de santos e pessoas com ervas, cânticos indígenas são entoados e doentes têm seus corpos cobertos com ovos e ossos de animais como oferenda para os santos, mostrando assim a interessante relação entre as duas religiões.

Povos indígenas do Chiapas

Dos 4.200 habitantes do estado do Chiapas, cerca de 30% são indígenas, fundamentalmente descendentes das civilizações pré-hispânicas que habitavam a região. No estado, se falam ao menos nove línguas, Ochol, Chuj, Lacandón, Mam, Tojolabal, Tzeltal, Tzotzil e Zoquee.
O maior grupo indígena no total de 500 mil são os Tzotziles e vivem na região de San Cristóbal de Las Casas e na selva La Candona. Outros povos indígenas relevantes são os Choles que habitam a parte norte do estado.

Os índios do Chiapas na sua maioria vivem em condição de pobreza ,em geral habitando as terras menos produtivas. Alguns se adentram nas selvas à procura de terras novas, enquanto outros têm migrado para as cidades em busca de trabalho. A difícil situação indígena foi a causa principal do movimento zapatista de 1994.

Mas apesar de todos problemas e dificuldades, os índios ainda mantém suas tradições através das praticas religiosas, trajes, artesanato, costumes e ainda lutam politicamente pelos seus reduzidos direitos através dos movimentos sociais. Ainda assim conseguem ser muito cordiais e respeitosos com os visitantes na maioria do estado.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: