Outros

Espaço

A fronteira final já conta com um agente de viagem
 
Agora não está apenas na imaginação de nerds de ficção científica. Em breve qualquer pessoa com US$ 200 mil poderá viajar para a fronteira final: o espaço ou - mais especificamente - o limite superior da atmosfera da Terra. Em 2004, Richard Branson fundou a Virgin Galactic, tendo como meta principal ser o pioneiro em voos comerciais ao espaço. No ano passado a empresa iniciou os voos-teste da SpaceShipTwo, a aeronave que permitirá que dois pilotos e seis passageiros viajem ao espaço sub-orbital. Apesar de nenhuma data de lançamento ter sido confirmada (uma data de 2012 foi adiada para 2013), cerca de 450 pessoas de todo o mundo já compraram passagens; os primeiros passageiros serão (surpresa!) Richard Branson e seus dois filhos, Sam e Holly.

 
Os voos partirão do novíssimo espaçoporto próximo de Las Cruces, Novo México, mas o "agente espacial" da Virgin Galactic, Joshua Bush, da Park Avenue Travel na Filadélfia, prevê que em poucos anos "nós poderemos decolar de Nova York, orbitar a Terra e então pousar em Tóquio, em duas ou três horas". Como isso seria? "Após o motor do foguete desligar, o silêncio é total", disse Bush, que leu sobre as experiências de muitos astronautas. "Você olha pela janela e vê uma fina linha azul da atmosfera e compreende quão pequenos e insignificantes nós somos." (Gisela Williams)

 

 

Antártida

Ainda remota e exótica. Mas agora também luxuosa
 
Há cem anos, a corrida ao Polo Sul cativou o mundo - o pobre Robert Falcon Scott perdeu o título de primeiro homem a chegar lá, por um mês, para o norueguês Roald Amundsen, e morreu no caminho de volta pela paisagem implacável.
 
O aniversário de 100 anos da chegada desses exploradores resistentes é um lembrete de nosso contínuo fascínio por uma região que permanece de muitas formas tão remota, exótica e evocativa quanto sempre foi. A White Desert está marcando o evento com um novo acampamento que permite aos viajantes passar a noite em acomodações com as quais Amundsen e Scott poderiam apenas sonhar: tendas de fibra de vidro com banheiros no quarto, vestiário e camas confortáveis. Durante o dia, os grupos (limitados a 12 pessoas) passam o tempo escalando gelo, fazendo rapel em ravinas, praticando kite-esqui e visitando colônias de pinguins-imperadores.
 
Outro modo de ver as paisagens geladas é de navio: Le Boreal da Abercrombie & Kent, por exemplo, podem navegar por alguns dos fjords menores e conta com especialistas a bordo que ensinam sobre tudo, da vida selvagem até a história da região.
 
Felizmente, o número de visitantes permanecerá restrito, garantindo pelo menos mais 100 anos de relativo isolamento e natureza imaculada. (Ondine Cohane)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos