Siga novos caminhos a partir das capitais inca e colonial

De Lima, na zona central do Peru e de Cusco, no sul, voos, rotas de ônibus ou mesmo um curto trajeto de táxi levam a boas surpresas. Não faltam opções de museus, sítios arqueológicos e paisagens naturais para esportes de aventura. Miraflores, Arequipa e outras também surpreendem os paladares mais sofisticados. Confira alguns dos pontos de interesse por região:

De Lima, percorra a Costa turística

A 4 quilômetros do Centro Histórico de Lima, Miraflores oferece inúmeros restaurantes, boa oferta de compras, programação cultural e belas áreas verdes. Entre elas, o Parque Kennedy onde se apresentam pintores, artesãos e grupos de música diversos.

Perto da praça Óvalo Gutiérrez, você pode encontrar, casualmente, a Huaca Pucllana, um centro cerimonial pré-inca. À sudeste, fica a casa do início do séc. XX onde Ricardo de Palma morou entre 1912 e 1919. Atualmente, a construção abriga um museu sobre o criador do gênero literário Tradições Peruanas, histórias metafóricas sobre a sociedade limenha.

Para um descanso entre os dias de caminhada intensa, vá para o povoado tranquilo El Chaco, na península de Paracas, cerca de 250 quilômetros ao sul de Lima. Em um passeio de lancha para as Islas Ballestas, pode-se ver pinguins e outras aves marinhas, golfinhos, leões e lobos marinhos. Do mar, avista-se o geoglifo El Candelabro. Tanta diversidade é garantida pelo SERNANP (Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado), responsável por preservar o ecossistema da corrente de Humboldt, rico em plâncton oceânico – a base da cadeia alimentar dos ambientes marinhos.

Partindo de Cusco, conheça tesouros elevados na Serra peruana

De Cusco, pegue um voo para Arequipa, metrópole próxima ao vulcão Misti e de dois entre os mais profundos cânions do mundo. Conhecida como “a cidade branca”, por causa da cor das pedras de origem vulcânica de suas construções, a cidade oferece um percurso histórico que inclui o monastério Santa Catalina, a imponente Igreja da companhia de Jesus e uma praça de Armas, ponto de partida para a escolha de entre bons restaurantes.

Puno, à nordeste de Arequipa, é cidade base para visitar o lago Titicaca. Reserve um dia, no entanto, para ver os artefatos arqueológicos do museu Carlos Dreyer, o museu da Coca, a catedral e o artesanato na casa del Corregidor, bela representante da arquitetura do século XVII. À noite, pedestres passeiam pela jirón Lima, nesta que é considerada também a capital folclórica do Peru. Uros, Taquile e Amantaní são as ilhas mais visitadas do Titicaca, mas há inúmeras outras localidades de interesse turístico nesse enorme lago de povoamento pré-colombiano.

Veja os vídeos

Esse material é de autoria da Secretaria de Turismo do Peru com patrocínio da TAM e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL,
sendo de total responsabilidade de seus produtores e idealizadores