Publieditorial

Nada se compara à Austrália

Natureza e ação

Home

Sim, a Austrália é um país jovem, cosmopolita e diverso. Mas seu sucesso urbano não significa necessariamente distância da natureza. Qualquer que seja o destino escolhido para sua visita ao país, tenha certeza: você sempre estará a um passo do contato que quiser com uma natureza única, exuberante e empolgante.

Além de 550 parques nacionais, a Austrália tem nada menos que 15 maravilhas naturais tombadas como patrimônios da humanidade. Em todos esse lugares, espalhados pelo país, é possível vivenciar experiências envolvendo plantas e animais nativos, explorar grandes e intrigantes biossistemas ao ar livre e descobrir antigas florestas tropicais nos arredores de cidades modernas.

A natureza na Austrália é mais que uma bela foto pendurada na parede: você pode escalar montanhas cobertas de neve, nadar em um dos ambientes aquáticos menos explorados do mundo, descobrir os pântanos e a vida selvagem do Kakadu National Park, circular pela Tasmânia passando por praias tranquilas, montanhas cor-de-rosa e mar azul esverdeado no leste e pela densa floresta que é patrimônio da humanidade e rios selvagens no oeste.

Com tantas opções, pode ficar difícil saber por onde começar. Por isso, listamos algumas das experiências naturais icônicas que podem abrir as portas de uma viagem inesquecível pela Austrália:

Ningaloo


De snorkel e pés de pato, com tanque de oxigênio, em apneia ou mesmo confortavelmente em um barco, a vida marinha de Ningaloo promove uma experiência incomparável. Um dos maiores recifes do mundo, ele se espalha por 250 quilômetros de costa e abriga centenas de espécies de corais e mais de 500 espécies de peixes. Nesse cenário, uma série de atividades combinam turismo ativo e a contemplação de majestosos animais em seu habitat natural.

É possível nadar lado a lado com o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, e apreciar a visita das baleias jubarte. A costa é bem pertinho, já que os corais começam a 100 metros dela. E, logo ali, é possível fazer trilhas que levam aos lugares secretos onde espécies raras de tartarugas chocam seus ovos. Para ver a migração das baleias ou os lugares remotos repletos de tartarugas e arraias-manta, basta um passeio de caiaque no mar de Exmouth. Ou faça um passeio de barco para ver a espetacular massa de corais se espalhando em março e abril. E, claro, brinque com os golfinhos em Monkey Mia.

> Mais coisas para experimentar em Ningaloo

Parque Nacional de Kakadu


O maior parque nacional da Austrália é tão diferente de tudo que você já viu que, nele, os povos antigos contavam não quatro, mas seis estações do ano. Suas atrações se estendem de crocodilos pré-históricos e galerias de arte rupestre à migração de milhões de pássaros. Kakadu é uma viagem em si.

Com paisagens que mudam entre escarpas acidentadas e exuberantes florestas tropicais, o parque é uma aventura. Faça um passeio em um veículo com tração nas quatro rodas para a garganta Koolpin ou para a base das escarpas Arnhem Land e acampe durante a noite. Faça um cruzeiro fluvial para ver animais incríveis, e conheça a Jim Jim Falls, queda d'água de 250 metros de altura. E depois volte para conhecer o universo que ainda faltará explorar em Kakadu.

> Cinco maneiras de aproveitar Kakadu

Ilha Kangaroo


Você adivinhou. Este é o lar dos cangurus. Dezenas de espécies deles. A terceira maior ilha da Austrália também abriga pinguins, équidnas... e coalas. Coalas por todos os lados. É o lugar onde você pode ver mais de 7 mil focas interagindo com leões-marinhos. E muitos animais cujo nome você ouvirá pela primeira vez. Caminhe pelo mato, cerrado e dunas, mergulhe por navios naufragados e acampe pelo caminho. Visite os produtores de mel, fazendas de lagosta, alfazema e laticínios.

> Cinco maneiras de passear pela Ilha Kangaroo

> Descubra outros itinerários para amantes da natureza

  • Natureza