Publieditorial

Nada se compara à Austrália

Gastronomia

Home

O novo mundo do vinho


Uma diversidade natural única que se reflete nos terroirs e no clima, combinada à ausência do peso da tradição do velho mundo: esta é a harmonização perfeita do fresco universo do vinho moderno. Toda a liberdade, criatividade e sofisticação australiana é engarrafada em frescas safras produzidas com uvas interessantes. Assim, a Austrália conquistou um espaço de admiração e vanguarda no mundo do vinho.

Essa entusiasmada e apaixonante produção pode ser vivenciada in loco em diversas regiões do país, através de rotas pelas 2.400 vinícolas espalhadas por cerca de 65 regiões vinícolas pelo país.

As regiões vinícolas da Austrália produzem mais de 100 variedades de uvas diferentes e cerca de 30 milhões de taças de vinho australiano são consumidas diariamente no mundo todo.

Sabores únicos


Mas o jeito australiano vai além do que está no copo. Graças a suas paisagens, clima temperado e, neste caso, noites providencialmente pouco chuvosas, este é o país do jantar ao ar livre, um hábito que é elevado a grandes experiências para quem visita a Austrália. Um exemplo é o Sounds of Silence, famoso jantar sob um céu coalhado de estrelas em pleno deserto em Uluru, bebendo champanhe cercado de cultura aborígine. Mas há também os descolados restaurantes em antigos armazéns de Melbourne, a inesquecível experiência de degustar ostras fresquíssimas na Península Freycinet, e os vibrantes Mercados de Adelaide.

Com zonas climáticas que vão de áreas tropicais a desertos, é de se supor que não exista quase nada que não possa ser cultivado na Austrália. E é verdade. O contrário, no entanto, não se aplica: há muitos ingredientes que você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo. Além de itens da ‘comida aborígine’, que cada vez mais influencia o incomparável estilo de gastronomia do país, há uma produção local imbatível: de salmão a ostras recém-pescadas da Tasmânia até a pesca-gigante do Território do Norte e o marron da Kangaroo Island. Há carne de cervo e trufas negras da Austrália Ocidental e o apreciado bife Wagyu criado por todo o país. Um paraíso para quem gosta de boa mesa. E quem não gosta?

Por isso, por toda a Austrália e em todas as estações, há festivais de vinho e gastronomia, locais e internacionais, trazendo de maneira apaixonada a produção singular e deliciosa do país.

  • Hamilton Island