Publieditorial

Nada se compara à Austrália

Austrália urbana

Home

A paisagem australiana construída pelo homem tira tanto o fôlego quanto a natural. A começar pela mais que famosa Ópera de Sydney, o país está repleto de edificações surpreendentes, ousadas e históricas. Nesta cidade, muitas dessas construções se reúnem na Rua Macquarie, principalmente entre os jardins Royal Botanic Gardens e o Hyde Park.

Em outro parque, o do Sydney Harbour, monumentos à história de Sydney estão espalhados por todo o seu porto, que abriga também o centro dos eventos mais populares de Sydney. As baías do porto, parques e promontórios também servem como plateia natural dos shows de fogos na virada do ano até a corrida de iates de Hobart. E uma bela vista de tudo isso é a Sydney Tower, com 250 metros de altura.

Os condenados que colonizaram a Austrália deixaram os primeiros legados arquitetônicos nas construções que fizeram no novo país, especialmente no emaranhado de ruas de pedras e becos sem saída de The Rocks. Logo após a faixa litorânea, estão alguns dos mais antigos pubs de Sydney. Em Manly, é possível visitar a velha Quarantine Station, onde os imigrantes eram processados. A ilha de Cockatoo, antiga prisão e estaleiro naval, hoje abriga eventos e exposições em suas oficinas, quartéis, túneis subterrâneos e imensos silos de grãos cheios de história.

De balsa, é possível chegar ao Forte de Denison, onde os condenados mais perigosos eram levados para solitárias.

O clima não poderia ser mais diferente do de Melbourne, onde as ruelas labirínticas e escondidas não levam a uma visita histórica de condenados e colonização, mas, sim, abrigam restaurantes de alto nível, bares luxuosos, lojas exclusivas e vida noturna. Mas a vida cultural da cidade também acontece bem acima de suas surpreendentes vielas góticas. Bares, cinemas e restaurantes ocupam os telhados de edifícios a cada verão, num criativo e divertido uso do espaço urbano. Visite o espaço cultural da Federation Square, o grande ponto de encontro da cidade; tome uma cervejinha artesanal local no fim de tarde à beira-mar em St. Kilda. Faça compras na descolada Brunswick Street ou na sofisticada Chapel Street. Passeie por cafés, bistrôs e bares em Southbank e se delicie em um tour gastronômico por Carlton, Richmond e Fitzroy.

Mas, para realmente conhecer a história urbana da Austrália, é indispensável uma visita à sua capital, Canberra. O centro político e administrativo do país é uma cidade planejada, que se irradia a partir das margens do lago Burley Griffin. Isso torna fácil caminhar até os monumentos nacionais e todos os pontos de interesse.

O passado político e a moderna democracia australiana podem ser vistos nos parlamentos novo e antigo. Conheça também os heróis do esporte no National Institute of Sport and Science e aprenda a criar raios no Questacon, o grande museu de ciência e tecnologia recheado de atividades interativas para crianças e todo tipo de público.

> Conheça mais sobre as cidades australianas

> Tudo sobre compras na Austrália

  • Sydney Harbour Bridge