Publieditorial

Nada se compara à Austrália

Austrália ampla

Home

Por mais impressionante que pareça uma paisagem, ou por mais vibrante que seja determinada cidade, é impossível reduzir a um destino um país que é, literalmente, um continente - o único governado por um só país. A Austrália tem regiões, biomas e cidades bem diferentes entre si e de tudo o que você já viu.

Formado por seis Estados e dois territórios, o país tem uma das melhores ofertas culturais e qualidades de vida do mundo: é o país com o segundo maior índice de desenvolvimento humano (IDH). E isso se espalha por todas as suas regiões, apesar das imensas diferenças geográficas, naturais e culturais entre elas.

Cercada pelo Oceano Pacífico a leste, as Blue Mountains a oeste, o Rio Hawkesbury ao norte e o Parque Nacional Royal ao sul, Sydney é a cidade mais conhecida, mais populosa e mais cosmopolita da Austrália. E tudo isso só contribui para o estilo de vida relaxado de seus habitantes. Aos pés das famosas praias de Bondi e Manly, berço do surfe moderno, a cidade vive ao ar livre. Mas é também conhecida por sua agitada vida noturna, moderna gastronomia e excitante centro de compras. Sydney fica no Estado de New South Wales, o mais antigo e mais populoso do país, onde se concentram um terço dos australianos.

A cerca de 290 quilômetros ao sul de Sydney está Canberra, a capital do país, formada sobre a antiga terra do povo indígena Ngunnawal, e cujo nome aparentemente significa "lugar de encontro", originado da palavra aborígine "Kamberra". É a sede de instituições nacionais importantes, inclusive do Parlamento Australiano e da Suprema Corte da Austrália, e fica no Território da Capital Australiana.

O menor dos Estados continentais é Victoria, mas ele é também o segundo mais populoso. É lá que fica a famosa Melbourne, uma das mais importantes cidades do país, conhecida como "capital cultural da Austrália". Lá, a boemia e a gastronomia se espalham até pelos telhados dos edifícios. Melbourne é ainda lar de um povo apaixonado por esportes, sendo o berço do futebol australiano e recebendo eventos como o GP de Fórmula 1.

A grande maioria dos australianos vive a menos de 50 km da costa, o que contribui para um estilo de vida que valoriza atividades ao ar livre e um clima praiano. Isso é especialmente verdade em Queensland, o segundo maior estado em tamanho. Com Brisbane como capital, Queensland é o Estado mais ensolarado e de inverno mais ameno. Também é o lar da famosa Grande Barreira de Corais, além de cinco áreas consideradas Patrimônio da Humanidade. Um paraíso para os amantes de esportes aquáticos e aventura.

No centro-sul do país está a Austrália do Sul, estado que engloba algumas das regiões mais áridas do continente. Mas, se o clima é árido, o mesmo não se pode dizer da altamente fértil cultura da região. Afinal, este é o "Estado dos Festivais", que tem na artística Adelaide a sua capital, e onde acontecem 500 eventos por ano - quase dois por dia!

Cheio de grandiosidade, rico em história aborígine e natureza selvagem, o Território do Norte é o lar dos famosos parques nacionais Uluru (Ayers Rock), Kata Tjuta (as Olgas) e Kakadu. A área abriga Darwin, na costa norte, e a capital Alice Springs, que fica no coração da Austrália.

Cercado por deserto de um lado e 13 mil quilômetros de litoral intocado do outro, está o estado da Austrália Ocidental, onde fica Perth, uma das cidades mais populosas do país. Foi lá que aconteceu a corrida do ouro no século 19, e a mineração ainda é uma das principais atividades do estado, que é também repleto de vinícolas, graças a seus longos dias de sol.

A Tasmânia é separada da Austrália continental pelo Estreito de Bass e é o menor dos Estados do país. A capital, Hobart, é a segunda mais antiga do país, e foi fundada em 1804 como colônia penal. Um quinto da Tasmânia é coberto por parques nacionais e áreas de vida selvagem. É uma das ilhas mais montanhosas do mundo, cuja geologia revela a conexão da Austrália com a Antártida há milhões de anos.

A Austrália também administra as Ilhas Ashmore e Cartier, a Ilha Christmas, as Ilhas Cocos (ou Keeling), as Ilhas do Mar de Coral, as Ilhas Heard e McDonald, a Ilha Norfolk e o Território Antártico Australiano (que abrange 42 por cento do continente antártico) como territórios externos.

> Conheça mais sobre a Austrália e suas regiões

  • Melbourne