Topo

Patrimônio histórico da China, Lijiang é rica em cultura e beleza

Jeannie Ralston

New York Times Syndicate

13/04/2013 07h15

A expressão "de tirar o fôlego", quando aplicada a uma cidade chinesa, geralmente se refere à poluição terrível que acaba causando problemas respiratórios - mas no caso de Lijiang, com 1,2 milhão de habitantes, na província de Yunnan, ela significa mesmo "ficar de queixo caído". No horizonte o que se vê é o Himalaia e o céu brilha, azul, sobre as ruas de pedra, canais enfeitados por salgueiros e telhados escuros.

Essa mistura pouco comum (na China) de cultura, história e beleza natural fez de sua Cidade Velha – considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO e capital do povo naxi, uma das minorias étnicas mais vibrantes do país – um dos principais destinos turísticos dos chineses e, recentemente, dos estrangeiros também. Ali, o bom humor também impera porque os avisos meio confusos, tipo: "Montanhas e rios serão seus amigos e você terá fama de turista civilizado", na verdade significam: "Comporte-se!".

Sexta-feira

16h - Além da carne de iaque
Lijiang foi criada como centro comercial há 800 anos e assim permanece até hoje. Já foi parada obrigatória na antiga Rota do Chá e do Cavalo, que ligava a província de Yunnan ao Tibete, e hoje atrai principalmente os turistas de Pequim e Hong Kong (que, ao que tudo indica, adoram carne seca de iaque). O que interessa saber sobre o calçadão da Cidade Velha é que as lojas da região (como as que vendem joias de prata e tijolos de chá) se repetem em praticamente todas as ruas, mais ou menos como o cenário que aparece na perseguição do desenho "Tom & Jerry". Vale a pena fuçar entre o sem-fim de itens inspirados em Mao em oferta (como as bolsas de lona "Oba Mao" em que o presidente Obama aparece com a roupa do líder comunista). Você vai perceber que há muitas Donga Paper Workshops, uma cadeia que vende luminárias de papel e livros feitos com material produzido pela loja, mas a melhor é a que fica em Lower Xinyuan Lane, Guangyi Street (86-0888-511-2288), onde você pode fazer sua própria folha da maneira tradicional. A Bunong Bells (73 Lower Xingren Lane, Wuyi Street; 86-0888-512-6638) vende sinos estilizados (a partir de 160 iuanes ou US$ 26 com o dólar a 6,15 iuanes) como aqueles usados pelos cavalos nas trilhas de caravana.

19h - Acima de tudo
Na Square Market, principal praça da Cidade Velha, os visitantes têm que desviar de homens que tentam vender um passeio a cavalo, os integrantes dos grupos de dança naxi se contorcem, batem palmas e giram... para registrar todos os detalhes, melhor ver tudo de cima: o segundo andar do Bells Restaurant and Bar (1 Square Market; 86-0888-518-5199) oferece uma ótima seleção de tintos neozelandeses na faixa de 300 iuanes e uma vista privilegiada.

20h - Libélula no jantar
Na vitrine do 88 Snack (88 Wuyi Street; 86-0888-518-3111; 88eat.com), uma mulher corta tiras de geleia de feijão preto. Por trás dessa fachada modesta fica o melhor restaurante de comida naxi da cidade. O frango apimentado Dongba faz jus ao nome e a salada de berinjela assada com alho é sublime. Os mais audaciosos podem experimentar libélulas fritas que têm gosto de alga crocante. (Jantar para dois, 110 iuanes.)

22h - Para relaxar
O antídoto para a "Rua dos Bares" (também conhecida como Xinhua Street), onde as casas noturnas bombardeiam o público com música nas alturas e onde boy bands com cabelo emplastrado de gel dançam à luz dos holofotes, é o Freshnam Cafe (119 WuYi St.; 86-135-7838-3745), numa ruazinha tranquila do outro lado do bairro. A clientela lota o bar comandado pelo sul-coreano Nam Jiwoo, atraída pela decoração simples (balcão preto e palco pequeno), a variedade de cervejas internacionais e a música, que pende para o folk-rock - mas, se tiver sorte, pode acabar pegando um show de dança do ventre.

  • Robb Kendr­ick/The New York Times

    Para experimentar sabores locais diversos, o ideal é fazer um passeio pela Qiyi Street, onde há diversas barraquinhas de comida

Sábado

9h - Café da manhã no melhor estilo naxi
O melhor horário para perambular pela Cidade Velha é pela manhã; sem a multidão de turistas, os arcos das pontes de pedra sobre os três afluentes do rio Yuhe, os muros cobertos de hera e as árvores que fazem sombra para os canais parecem ainda mais belos. Perder-se no labirinto de vielas é a melhor maneira de apreciar a arquitetura naxi – paredes brancas de gesso, pesadas vigas, portas e janelas de madeira, telhados largos que se curvam nas extremidades, como iogues na postura da cobra. O café da manhã perfeito pode ser encontrado na Qiyi Street, onde os camelôs vendem ovo cozido no palito, panqueca de batata ralada, dumplings (bolinhos) grelhados e algo que se assemelha à versão chinesa de um taco (recheado com ovo e legumes). Cada guloseima sai por 10 iuanes.

11h30 - Rumo a Baisha
A pouco menos de 10 km da Cidade Velha, fica o vilarejo de Baisha, capital original do povo naxi, localizada no sopé da Montanha de Neve do Dragão de Jade. A melhor maneira de explorá-lo é de bicicleta; alugue uma por 200 iuanes/dia no Ali Baba Cafe (Red Sun Square; 86-133-8888-7827). A dramática Piscina Black Dragon e o reservatório Qing Xi Shui Ku valem a visita. A proporção de belos cafés e lojas é ainda maior que em Lijiang; por exemplo, o Miliang (14 San Yuan Village, Baisha; 86-130-9744-0079), que vende bolsas de linho com pinturas exuberantes. O clima ali é ainda mais tranquilo – a menos que você seja um naxi da velha guarda que goste de jogar mah-jongg numa das esquinas.

14h - Massa e pizza
O restaurante no Here (58 Baisha St., Baisha; 86-0888-539-6997) oferece pratos elegantes de massa, pizzas direto do forno a lenha e... gatos. Sim, os gatos da casa se chamam Massa e Pizza e quando alguém pede um desses dois itens, o Here doa 1 iuane para um abrigo de animais. As massas – principalmente o ravióli de cogumelos e o nhoque com molho gorgonzola – ficam acima da média nacional; 150 iuanes por uma refeição para dois.

15h30 - E ele é chamado de Dr. Ho
Você não pode ir a Baisha e não visitar o Dr. Ho Shixiu, da Clínica de Medicina Chinesa Montanha de Neve do Dragão de Jade (Baisha Street, Baisha; 86-0888-514-2015). Ho, de 90 anos, faz diagnósticos (em bom inglês) e fala de ervas, saúde e felicidade. Doação sugerida para uma consulta e um saquinho de chá misterioso: de 100 a 300 iuanes.

19h - Sino-eslávia?
De volta a Lijiang, a lógica aparente por trás do nome do Prague Café é a sua sensibilidade boêmia: trilha sonora à base de jazz, almofadas coloridas nas cabines de madeira e paredes forradas de livros (80 Mishi Xiang; 86-0888-512-3757). A comida é uma mistura multinacional que vai desde filé de lombo a hambúrgueres rechonchudos, passando por frango ao molho de curry, pratos clássicos chineses e japoneses como o katsudon – costelinhas de porco empanadas em molho picante. Jantar para dois com bebidas: 150 iuanes.

  • Robb Kendr­ick/The New York Times

    Uma das pontes mais conhecidas de Lijiang, que cruzam a praça principal da Cidade Velha, a Squar­e Marke­t

21h - Ponha o barco n'água
Quando sair do Prague Cafe, vire à esquerda e vai ver uma barraquinha vendendo barquinhos feitos de caixas de ovos de isopor em forma de flor de lótus (10 iuanes). Desça a escadaria até o canal e faça um desejo ao colocá-lo na água. Se seguir caminhando pela mesma rua, em direção a Old Stone Bridge, poderá acompanhar seu barquinho flutuando.

21h30 - Um pub irlandês
John McSweeney anuncia que o seu bar, o Stone the Crows (134-2 Wenzhi Alley, WuYi Street; 86-133-6888-1832), é um "pub administrado à moda irlandesa". Simples, conta apenas com um pequeno balcão, mesa de bilhar, jogo de dardos e um saco de boxe. O destaque vai mesmo para os drinques: mojitos, tequilas, absinto e cerveja, incluindo a Guinness (é claro).

Domingo

10h - Escadaria amarela
Para encontrar o N's Kitchen (17 Jishan Alley, Xinyi Street; 86-0888-512-0060), basta procurar a escadaria amarela, onde cada degrau exalta um de seus pratos, incluindo "Pão Caseiro" e "Café Gostoso". Lá em cima, capacetes pendurados no teto e uma árvore de Natal falsa dão ao local um clima hippie. O café da manhã inclui hash browns (batatas crocantes), vitaminas e panquecas e custa 95 iuanes para dois.

Meio-dia - Palácio com vista
Muitos turistas visitam a Residência Mu (fim da Guanyuan Lane, Guangyi Street; 86-0888-512-2572; ingresso: 760 iuanes) porque a antiga propriedade da família que governava Lijiang parece uma miniatura da Cidade Proibida - mas depois de uma olhada rápida, suba a trilha que vai encosta acima, além do templo maoísta. Antes de chegar ao topo fica o Parque Lion Hill (ingresso: 15 iuanes), onde se pode passear entre os ciprestes de 800 anos e admirar a vista dos telhados logo abaixo e das montanhas mais adiante. No alto da colina fica a Torre Wangu, de cinco andares, onde está o "Sino da Paz". Você pode tocá-lo e romper o silêncio que reina acima do burburinho da cidade.

Se você for

Blossom Hill Inn Neverland, um hotel boutique de 17 quartos (97 Wenzhi Lane, Wuyi Street; 86-0888-516-9709; blossomhillinn.com), numa travessinha sossegada da Cidade Velha, foi construído ao redor de um pátio de pedra. Os quartos têm um clima rústico e natural graças ao piso de ardósia e as paredes amarelas de gesso. Diária dos quartos duplos a partir de 580 iuanes (cerca de US$ 94), com café da manhã incluído.

A vista e os 16 quartos mobiliados com antiguidades são as principais atrações do Zen Garden Lion Hill (37 Shuang Shi Alley, Xinhua Street; 86-0888-518-9799; zengardenhotel.com). Diária dos quartos duplos a partir de 880 iuanes.