Topo

Design e culinária nórdica são destaques das atrações de Helsinque, na Finlândia

Ingrid K. Williams

New York Times Syndicate

23/11/2012 08h04

Este ano Helsinque está comemorando seu segundo centenário como a capital finlandesa e o título de Capital Mundial do Design de 2012. Esse título não chega a ser uma surpresa, em vista do histórico nacional de soluções criativas: os sinuosos vasos Savoy, de Alvar Aalto; os adoráveis Moomins, quadrinhos parecidos com hipopótamos desenhados por Tove Jansson; e o viciante aplicativo "Angry Birds", todos foram concebidos na Finlândia. Mas agora, são suas boutiques escondidas, seus bares descolados e a nova cena da culinária nórdica que estão impulsionando a ascensão da cidade. Nos dias de hoje,  a posição de Helsinque no topo do mundo parece ter sido feita sob medida.

Sexta-feira

15h30 - Turismo gráfico
Experimente um pouco do espírito criativo da cidade com uma parada na Napa Gallery (Eerikinkatu 18; 358-50-330-2638; napagalleria.com), uma lojinha que vende divertidos livros de arte, ilustrações originais, revistas em quadrinhos e livrinhos impressos pela própria loja. Antes de ir embora, pegue uma cópia do mapa "Fontwalk" (gratuito, enquanto durarem os estoques), que sugere uma peculiar caminhada, destacando detalhes de design gráfico incomuns (e frequentemente ignorados) nos prédios dos arredores. Entretanto, se a humilde fonte Helvética já for o suficiente para você, e você preferir um passeio mais tradicional, conheça estas três igrejas de arquitetura cativante: a Catedral Uspenski de tijolos vermelhos (Kanalgatan 1) com brilhantes cúpulas douradas em forma de cebola; a branca e imponente Catedral de Helsinque (Unioninkatu 29), com suas cúpulas esverdeadas; e a Igreja Temppeliaukio (Lutherinkatu 3), que tem a forma de um disco e é popularmente conhecida como a Igreja de Pedra.

18h - Sala da harmonia
A cidade também está repleta de estruturas seculares dignas de reverência, incluindo o Finlandia Hall, um prédio revestido de mármore projetado por Aalto; e a estação de trem desenhada por Eliel Saarinen, protegida por quatro gigantes de granito. Além disso, uma nova atração foi inaugurada entre esses dois monumentos no ano passado: o Centro Musical de Helsinque, que custou 189 milhões de euros, (Mannerheimintie 13; 358-20-707-0400; musiikkitalo.fi). Dê uma olhada na moderna fachada de vidro da sala de concertos e veja onde as principais orquestras da Finlândia afinam seus instrumentos atualmente. Não se esqueça de conferir a programação das apresentações noturnas. Caso haja algo convidativo – talvez uma orquestra sinfônica ou uma pequena banda de jazz – aproveite para assistir a um concerto.

18h30 - Nova cozinha nórdica
Há diversos restaurantes devotados ao uso de ingredientes locais na cidade, entre eles o Spis (Kasarmikatu 26; 358-45-305-1211; spis.fi), um restaurante da nova cozinha nórdica que leva o conceito de locavorismo mais adiante. Nesse charmoso restaurante de 18 lugares, aberto em janeiro, praticamente tudo é feito com raízes nórdicas, da comida no prato aos talheres, passando até mesmo pela música de fundo. O conciso cardápio sazonal oferece os simples ingredientes da região em combinações complexas, como o saboroso sorvete de beterraba, espuma de beterraba, crumble de zimbro, bolas de gema de ovo com beterraba cobertas com argila comestível. Quanto à bebida, deixe que o simpático gerente, Jani Kinanen, faça as combinações com os vinhos. O jantar para dois fica em torno de 80 euros, sem as bebidas.

23h30 - Lounges na sala de estar
O frondoso Esplanade Park, localizado no centro da cidade, é frequentemente chamado de "a sala de estar da cidade", mas dois novos bares abertos nesta primavera parecem determinados a acabar com esse apelido. No irreverente bar de coquetéis Liberty or Death (Erottajankatu 5; 358-40-127-1731; libertyordeath.fi), recantos íntimos à luz de velas, estantes cheias de livros e paredes de tijolos à vista criam um ambiente acolhedor. A algumas quadras dali, aglomerados de sofás antigos de pelúcia, poltronas estofadas e mesas pesadas de madeira criam o clima para o casual bar de vinhos Vin Vin (Kalevankatu 6; 358-10-666-8459; vin-vin.fi).

Sábado

11h - Uma aula de design
Se a sua familiaridade com o design finlandês começa e acaba com os icônicos tecidos estampados da Marimekko, uma visita ao Museu do Design (Korkeavuorenkatu 23; 358-9-622-0540; designmuseum.fi; 8 euros) ajudará a preencher essa lacuna. No porão do museu, uma nova galeria chamada "Design Gallery 12" abriga exposições mensais sobre o design contemporâneo mundial.

  • Eva Perss­on/The New York ­Times

    O Eat&Joy é um mercado onde se podem encontrar todos os tipos de comidas orgânicas e tipicamente finlandesas

13h - Superalmoço ensolarado
Com sua localização no extremo norte do planeta, Helsinque tem quase 19 horas de luz do dia durante o alto verão. Se for para lá nessa época, aproveite um pouco desse sol com um almoço leve, composto de korvapuusti (pãezinhos úmidos de canela) e uma cerveja Karjala bem gelada no terraço de frente para o mar do Cafe Carusel (Merisatamanranta 10; 358-9-622-4522; carusel.fi). Os pratos do dia – sopas, saladas, etc. – oferecem uma refeição mais caprichada. Depois disso, caminhe em direção ao leste pelo sinuoso calçadão à beira-mar e pegue o barco que vai do continente para a pequena ilha de Uunisaari, que fica a dois minutos dali. Quem gosta de uma praia, pode se esticar nas tranquilas areias da ilha.

15h30 - Moda local
A área de 25 ruas conhecida como "Bairro do Design" é um paraíso do consumo, com mais de 100 lojas especializadas. Dê preferência às estilosas lojas com fortes vínculos locais, como a Ivana Helsinki (Uudenmaankatu 15; 358-50-505-1624; ivanahelsinki.com), onde as prateleiras estão repletas de vestidos com estampa de pena e de túnicas joviais. Na boutique da designer finlandesa de calçados e acessórios Minna Parikka (Bulevardi 24; 358-9-667-554; minnaparikka.com), experimente as botinhas de couro fúcsia com cadarço (330 euros) ou as rasteirinhas prateadas enfeitadas com asas (215 euros). Para fugir um pouco da moda, conheça a loja de design de interiores Momono (Annankatu 12; 358-40-726-5004; momono.fi), onde se podem encontrar antigas xícaras árabes de café com desenhos intricados (50 euros), entre outras curiosidades.

19h30 - Jantando com Sasu
Deliciosos pratos sazonais compõe o cardápio do Chef & Sommelier (Huvilakatu 28; 358-40-095-9440; chefetsommelier.fi), um convidativo restaurante aberto há dois anos em uma rua residencial ao sul do centro da cidade. Com apenas algumas mesas, o espaço aconchegante pode fazer com que você se sinta na casa de um amigo próximo, em especial quando o chef Sasu Laukkonen começa a contar a origem e a preparação de cada um de seus pratos. Não se deixe enganar pela simplicidade das descrições no cardápio ("raízes e malte", "peixe branco com couve-flor"): cada prato é cuidadosamente composto e carregado de sofisticação. Uma refeição recente incluía uma batata espiral com cogumelos porcini, cinco cortes de carneiro com purê de aipo defumado e um enrolado de chocolate com café espresso. Um jantar de quatro pratos custa 49 euros. Recomenda-se fazer uma reserva.

22h - Fábrica de cultura
Vá até a Korjaamo Culture Factory (Toolonkatu 51a-b; 358-20-741-7000), um antigo terminal que trocou bondes por bandas e cobradores por comediantes. Esse centro cultural é palco de apresentações de comédia stand-up, conjuntos klezmer, grupos de R&B, DJs da cidade e big bands que tocam swing. Esse enorme complexo também abriga uma modesta galeria de arte e um pub descolado, que fica aberto até às duas da manhã aos finais de semana. Antes de ir até lá, comece a noite homenageando o compositor mais famoso da Finlândia, passando pelo monumento a Sibelius, que lembra uma mistura de bétulas e tubos de órgãos.

  • Eva Perss­on/The New York ­Times

    Fachada do Museu de Arte Contemporânea Kiasma

Domingo

10h - Arte mundana
Vá de bonde ao bairro de Arabianranta, que abriga a fábrica de cerâmica Arabia, de 138 anos, com sua chaminé de 50 metros de altura, e uma crescente coleção de arte ao ar livre. Durante a recente reforma do bairro, parte do orçamento da construção foi destinada à compra de obras de arte públicas; agora, o bairro residencial tem obras suficientes para justificar um passeio a pé (arabiahelsinki.fi/en/arttour). Preste atenção na escultura de um ninho de metal que faz as vezes de sacada, além de um mosaico horizontal que lembra um tapete persa. Se você prefere ver obras de arte entre quatro paredes, visite o Museu de Arte Contemporânea Kiasma (Mannerheiminaukio 2; 358-91-733-6501; kiasma.fi; 8 euros) com seus unicórnios cor-de-rosa e os desenhos 3-D que fazem parte da atual exposição "Eyeballing!", em cartaz até o dia 9 de setembro.

12h - Piquenique na ilha
O Eat&Joy (Aleksanterinkatu 9; 358-50-442-8099; eatandjoy.fi) é um mercado onde se podem encontrar todos os tipos de comidas orgânicas e tipicamente finlandesas. Esse novo mercado, aberto no ano passado no Kluuvi Market Hall, está repleto de pães finlandeses de centeio, queijos artesanais, geleia orgânica de groselha, salmão grelhado e garrafas de cidra artesanal – ou seja, um piquenique esperando para acontecer. Abasteça-se e pegue a balsa que parte do mercado à beira-mar e vai em 15 minutos até Suomenlinna (suomenlinna.fi), uma antiga fortaleza marítima construída no século XVIII e que se espalha por oito pequenas ilhas do arquipélago. Prepare o seu piquenique no gramado das muralhas próximas à lagoa do Parque Piperin e veja os barcos atravessarem o tranquilo Mar Báltico.

Se você for

O Klaus K Hotel (Bulevardi 2-4; 358-20-770-4700; klauskhotel.com) tem uma localização ideal no Bairro do Design, com um lobby contemporâneo e 137 quartos extremamente confortáveis. O farto buffet de café da manhã com o melhor da Finlândia, já incluso no preço, é tão bom que foi patenteado. Quatros duplos a partir de 132 euros.

O GLO Hotel Art (Lonnrotinkatu 29; 358-10-344-4100; hotelglo.fi) abriu suas portas em fevereiro com 170 quartos minimalistas em um castelo de pedra em estilo Art Nouveau, perfeito para um conto de fadas (e supostamente mal-assombrado). Bicicletas, instrumentos musicais e equipamentos de arte podem ser emprestados pelos hóspedes. Quatros duplos a partir de 124 euros.