Topo

Mais madura, Moscou tem atrações do café da manhã até a balada

MICHAEL SCHWIRTZ

New York Times Syndicate

25/02/2011 08h30

Pós-perestroika, Moscou lembrava um dormitório universitário gigante enlouquecido. Livre dos líderes soviéticos opressivos e autoritários, os moscovitas tomaram sua cidade com a avidez de calouros, desfrutando dos frutos do capitalismo, danem-se as ressacas. Mas a atual desaceleração econômica global, que tirou parte do brilho do crescimento econômico da Rússia, também parece ter injetado um pouco de maturidade – talvez até mesmo um pouco de sobriedade – a uma cidade onde sutileza antes parecia tabu. Mas ainda há abundância de excessos, então traga suas calças apertadas de couro e calças colantes com estampa de pele de leopardo, se esse é o seu lance. Mas aqueles com gostos mais refinados também encontrarão um senso chique mais contido.

Sexta-feira

16h - Fábrica de chocolate
Um dos novos pontos mais bacanas da cidade já foi o seu mais doce. Em uma ilha do outro lado do Kremlin, a Krasny Oktyabr, uma fabrica de chocolate de tijolos vermelhos do século 19, foi convertida recentemente em um complexo cultural moderno, com galerias, salas de palestra e cafés. Entre as principais galerias está o Centro de Fotografia dos Irmãos Lumière (3 Bolotnaya Naberezhnaya, prédio 1; 7-495-228-9878; lumiere.ru), um dos poucos lugares dedicados à preservação e estudo da fotografia russa e soviética. Entre as exposições, peça um café ou uma cerveja no Blogistan (6 Bersenevskaya Naberezhnaya, prédio 3; 7-910-429-4644; blogistan.ru), um novo café subterrâneo adornado com bandeiras de oração budistas e obras de arte locais, além de contar com vários jogos de tabuleiro.

18h - Velha Moscou
Se não estiver frio demais, caminhe pela Ponte dos Patriarcas, uma nova passarela onde os recém-casados fixam cadeados em uma tradição matrimonial russa. Oferecendo vistas espetaculares do Kremlin, a passarela liga a fábrica de chocolate à Catedral de Cristo Salvador de domo dourado, que foi construída nos anos 90 como uma réplica da original, que foi demolida por Stalin. Para um vislumbre da Moscou pré-revolucionária, continue até a rua Bolshaya Nikitskaya e pare na Kvartira 44 (22/2 Bolshaya Nikitskaya; 7-495-691-7503; kv44.ru/bolshaya-nikitskaya.html). Popular entre a intelligentsia artística, o bar e restaurante de propriedade familiar oferece bebidas (e comida) baratas, com as cervejas custando a partir de 130 rublos, cerca de US$ 4,30, com o dólar cotado a 30 rublos, e doses de Stolichnaya por 80 rublos. O piano bar no piso superior se torna ruidoso por volta da meia-noite. Se não tiver espaço, atravesse a rua até o Mayak (19/13 Bolshaya Nikitskaya; 7-495-691-7449), que é de propriedade da mesma família.

21h - Beterrabas e chocolate
De volta à fábrica de chocolate, o Art Strelka (14 Bersenevskaya Naberezhnaya, prédio 5; 7-495-771-7417; strelkainstitute.com) é um novo ponto de encontro onde celebridades se misturam com os boêmios sujos que chegam ao bar após exibições de filmes e palestras sobre arte dadas no complexo. Os pratos são ecléticos: gazpacho e sopa fria de raiz de beterraba, filés e paeja, e (é claro) chocolate na forma de um brownie quente e grudento. Os preços dos pratos e das bebidas são razoáveis, com um jantar para dois, mais vinho e ótimos drinques, saindo por cerca de 4 mil rublos.

Meia-noite - Grunge e glam
A vida noturna de Moscou realmente só começa bem depois da meia-noite e se torna interessante bem mais tarde. Para uma noite comedida, permaneça no Art Strelka. Se estiver quente o suficiente, curta o persistente sol do norte na espaçosa cobertura. Ou desça para onde os DJs tocam até o amanhecer. Se precisar de mais glamour e agitação, pare no Rai (9 Bolotnaya Naberezhnaya; 7-495-364-0101; raiclub.ru), um clube mais ostentoso do outro lado da ilha. É melhor vestir aquelas calças colantes se desejar entrar. Chegar em um Bentley também não atrapalha.

Sábado

10h - Arte oligarca
Felizmente para os moscovitas que gostam de arte, virou moda para os bilionários russos montar galerias para suas filhas, esposas, namoradas e amantes se manterem ocupadas. A Garage (19A Obraztsova; 7-495-645-0520; garageccc.com) é uma das poucas dedicadas à arte moderna, talvez a mais bacana. Situada em uma antiga garagem de ônibus, ela é dirigida por Dasha Zhukova, namorada do oligarca russo Roman Abramovich e editora da revista de moda britânica “Pop”. Apesar da maioria das galerias cobrar ingresso, os preços daqui são surpreendentemente proletários, a 300 rublos. Peça um café e algo para comer no café elegante da galeria, onde saladas e sopas custam de 150 a 300 rublos.

  • James Hill/The New York Times

    Centro de Exposição da Rússia foi construído como um monumento às grandezas do socialismo

13h - Música e patinação
Quando está quente, siga o som dos cantores ensaiando na Nova Ópera no Parque Hermitage (entrada no 3 Karetny Ryad; mosgorsad.ru), um parque encantador com gazebos em ferro fundido e cafés onde os moradores gostam de descansar, quando não estão em suas casas de campo. Também há concertos ao ar livre com frequência. Quando o tempo esfria, os terraços são fechados e os rinques de patinação no gelo são armados. Experimente o rinque de patinação na Praça Vermelha para uma visão singular do marco mais famoso da Rússia. Uma sessão custa de 150 a 300 rublos, dependendo do horário (gum.ru/katok), Faça o aquecimento com um drinque no O2 Lounge (3 Tverskaya; 7-495-225-8888; ritzcarlton.com/moscow), um bar de cobertura chique no topo do Ritz-Carlton, com vistas deslumbrantes do Kremlin.

19h - Cozinha georgiana
Apesar das hostilidades da Rússia com a Geórgia há dois anos, os moscovitas ainda adoram a cozinha georgiana. Com uma variedade de massas recheadas com queijo, carnes grelhadas e sopas picantes, a cozinha georgiana está para os russos como a comida mexicana está para os americanos. Experimente os shashlik (espetinhos de carne) perfeitamente grelhados no Dzhondzholi (20/1 Tverskaya; 7-495-650-5567), um restaurante cavernoso com uma grande varanda com treliças no verão. Ou, para tortas de queijo conhecidas como khachapuri, siga para o apropriadamente chamado Khachapuri (10 Bolshoi Gnezdnikovsky; 7-495-629-6656; hacha.ru), um café tranquilo com funcionários na maioria georgianos e um pianista de cabelo grisalho com gosto por standards de jazz. Um banquete georgiano completo com vinho (obrigatório) custa entre 1.500 a 3 mil rublos por pessoa em cada restaurante.

Meia-noite - Balada na fábrica
Uma antiga usina de gás natural, próxima da estação Kursky de trem, se transformou no epicentro da cena de clubes underground da cidade. Além de abrigar estúdios de moda, lojas de música e galerias, o complexo fabril Arma (entrada no 5 Nizhny Susalny; armazavod.ru) conta com vários clubes, como o Gazgolder (Prédio 1; 7-985-226-3340; gazgolder.com), Discoteque (Prédio 5; 7-495-410-5452; discoteque.ru) e Arma 17 (Prédio 3A; 7- 495-410-0414; arma17.ru). Todos são grandes, barulhentos e estão na moda, com maratonas contando com DJs europeus convidados, concertos e festas frequentes que atendem à crescente cena gay da cidade. O preço dos ingressos varia. Os drinques custam entre 300 e 500 rublos.

  • James Hill/The New York Times

    Salão do Mayak, bar e restaurante em Moscou

Domingo

8h - Brunch da ressaca
Se você caiu na festa até as 6 ou 7 horas da manhã, o café da manhã pode ser um problema. Felizmente, vários pontos na cidade estão experimentando com algo que é uma inovação nesta cidade: o brunch. O Noor Bar (23 Tverskaya; 7-499-130-6030; noorbar.com) é um novo café cheio de estilo e um dos mais procurados de Moscou, onde um brunch saboroso com suco de laranja espremido na hora e café custa menos de 1.000 rublos. Outra opção é o Café des Artistes (5/6 Kamergersky; 7-495-692-4042; artistico.ru), que conta com uma varanda espaçosa ao ar livre, que é ótima para observar as pessoas. Um brunch custa meros 500 rublos.

14h - De volta à União Soviética
Apesar de estar diminuindo, o hipercapitalismo de Moscou ainda pode ser opressivo. Logo, caso você sinta certa nostalgia da velha economia centralizada, faça uma visita ao Centro de Exposição da Rússia (110 Prospect Mira; 7 495-544-3400; vvcentre.ru). Antes chamado deExposição dos Êxitos da Economia Popular, ele foi construído como um monumento às grandezas do socialismo, apesar de agora parecer mais uma Disney World totalitária decrépita. As lojas vendem aparelhos eletrônicos baratos e lojas de produtos de beleza ocupam muitos dos pavilhões onde as diferentes repúblicas soviéticas antes exibiam suas indústrias locais. Ainda assim, como seus salões monumentais, o parque oferece um vislumbre da pompa e grandiosidade descomunal da União Soviética.

O básico

Moscou possui alguns dos hotéis mais caros do mundo e apenas poucas opções para viajantes frugais, que podem experimentar o albergue Godzillas (6 Bolshaya Karetnaya; 7-495-699-4223; godzillashostel.com). Diárias a partir de 868 rublos por uma cama em um dormitório com 10 quartos; quartos particulares custam 2.170 rublos.

O bem localizado Golden Apple Boutique Hotel (11 Malaya Dmitrovka; 7-495-980-7000; epoquehotels.com/moscow.html) é um dos poucos hotéis-butique de Moscou. Quartos a partir de 10 mil rublos.

No outro extremo está o Ritz-Carlton (3 Tverskaya; 7-495-225-8888; ritzcarlton.com/moscow). A poucos passos do Kremlin, o antigo hotel Intourist tem 334 quartos luxuosos que custam a partir de 23 mil rublos.