Topo

Aeroporto de Heathrow em Londres enfrenta caos com bagagens

O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado do mundo, servindo 191.200 passageiros por dia - Reuters TV
O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado do mundo, servindo 191.200 passageiros por dia Imagem: Reuters TV

Paul Sandle

da Reuters, em Londres

01/07/2014 10h06

LONDRES (Reuters) - O aeroporto de Heathrow, em Londres,  trabalha para entregar milhares de malas a seus donos após falhas em computadores de seu seu principal terminal. O sistema de bagagens caiu no Terminal 5, onde atua a British Airways, na última quinta-feira (26) e os problemas continuaram até domingo (29). Por isso, as malas tiveram de ser entregues manualmente, produzindo enorme acúmulo.

"Nós estamos trabalhando muito, fazendo nosso melhor para entregar as malas aos passageiros. Há algumas milhares que vamos enviar hoje", disse o presidente-executivo do aeroporto, John Holland-Kaye, à BBC Radio. O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado do mundo, servindo 191.200 passageiros por dia.

O problema trouxe de volta à memória a abertura desastrosa do Terminal 5 em 2008, quando centenas de voos foram cancelados e milhares de malas foram perdidas. O Terminal 2, um projeto de 2,5 bilhões de libras (4,25 bilhões de dólares) que foi reaberto na semana passada pela Rainha Elizabeth da Inglaterra, também sofreu problemas menores em seus sistemas de tecnologia.

Duas empresas aéreas, a Thai Airways e a Turkish Airlines, disseram ter adiado a mudança do Terminal 3 para o 2 após o início dos testes do sistema de bagagens ter encontrado falhas.

Os problemas no aeroporto destacam os desafios que Holland-Kaye enfrenta para gerenciar um centro operacional próximo da capacidade plena. Ele está em processo de pedir permissão para construir uma terceira passarela no aeroporto.