Topo

Hauz Khas Village, o bairro mais "cool" da capital indiana

Igor G. Barbero

10/02/2012 06h06

Nova Délhi, 10 fev (EFE).- No coração de Nova Délhi e cercado de parques com séculos de história surgiu o bairro mais "cool" da capital indiana, o boêmio Hauz Khas Village, três ruas onde a cada dia aparece um novo café, galeria de arte ou loja de moda.


Bares que tocam jazz e oferecem drinques, pizza e pratos deliciosos dividem espaço com obras de artistas indianos, cartazes de Bollywood e sáris e "kurtas" da última moda.

Hauz Khas Village surgiu no século XIII, quando o sultanato islâmico que dominava Délhi criou no local um grande reservatório de água, em torno do qual regimes posteriores construíram uma mesquita, uma escola corânica e um mausoléu.

O enorme monumento é agora um lindo lago de água verde e cisnes que enfeitam um parque onde as pessoas fazem ioga de manhã, praticam esportes ou passeiam com a família.

Esse complexo arquitetônico é um agradável refúgio e referência de um pequeno bairro que desde os anos 80 é considerado a Meca das mais inovadoras tendências artísticas e sociais da capital indiana.

"Esse é o lugar mais 'cool' em Délhi. É verde, bonito, e ainda não é muito turístico", diz à Agência Efe um jovem indiano.

"As pessoas sentem como se estivessem na Europa, mas ao mesmo tempo na Índia", disse o rapaz enquanto bebia uma cerveja e contemplava o lago em um restaurante que em poucas semanas de funcionamento tem visto sua clientela aumentar todas as noites.

Perto dali a espanhola Inés Barrena cuidava de seu bebê e passeava pelo bairro ao qual compara, por sua "essência" e constante ebulição de ideias, com o Born de Barcelona e outros como o Monmartre parisiense e o Camden londrino.

"Gosto daqui porque posso vir com meu filho e há muitas cafeterias e locais interessantes. O lado negativo é que a infraestrutura é regular, há muito trânsito no fim de semana e está ficando cada vez mais caro por ser o bairro da moda", explicou.

Razões não faltam para que Hauz Khas Village seja o lugar mais badalado de Délhi: muitos empreendedores viram no bairro um filão por sua capacidade de atrair turistas estrangeiros e indianos de classe média alta, além de aluguéis inicialmente mais baixos do que em outros pontos da capital.

No entanto, os preços dos imóveis e dos produtos vendidos no bairro dispararam com a consolidação da marca Hauz Khas Village.

"Há 25 anos isso era uma aldeia, só havia cabanas, búfalos e camponeses que fumavam cachimbo de água. Não havia prédios de vários andares, apenas sete lojas", relatou uma indiana.

Jain, gerente de um antiquário onde é possível encontrar de cartazes de filmes a fotos, mapas e figurinhas, afirmou que nos anos 80 um aluguel custava US$ 40 e agora está US$ 1 mil ou muito mais, algo que Arem Sanglir sabe muito bem, já que em apenas 11 meses o preço mensal do apartamento onde vive subiu mais de 20%.

"Esse é o lugar ideal para morar em Délhi. Hauz Khas Village cresceu muito nos últimos anos, vieram muitos estilistas e mudou radicalmente", destacou Sanglir.