Topo

Vilarejo isolado na China ganha 800m de escada em penhasco para acessar mundo exterior

09/02/2017 16h30

Moradores do vilarejo de Atuleer, localizado no topo de uma montanha no sudoeste da China, têm uma incrível vista quando vão à escola ou ao trabalho. Mas o trajeto inclui também uma árdua subida (ou descida) de 800m.

O caminho era muito perigoso até novembro passado. As escadas eram feitas com madeira e bambu - e era necessário se agarrar à vegetação em partes do trajeto.
Mas agora há escadas de aço. Elas foram instaladas por autoridades da Província de Sichuan depois que imagens de crianças percorrendo o caminho viralizaram na internet e rodaram o mundo no ano passado.

O trecho mais longo tem 105 degraus - barras de reforço presas à rocha tornam a escada mais segura. “Antes, era perigoso. Agora, temos as escadas”, diz um dos moradores. “Todos nós ficamos aliviados, os mais velhos e os mais jovens.”

O vilarejo é isolado - apenas cerca de 70 famílias moram nele - e muito pobre. O governo local busca ajudar a comunidade ao promovê-la entre os turistas. 

Com as escadas, o morador acredita que as crianças poderão estudar mais, e seus pais conseguirão empregos melhores. “A jornada ficou mais segura, e nós estamos mais confiantes que vamos conseguir melhorar de vida.”