Topo

Conheça o prédio considerado o 'mais feio' da Grã-Bretanha

Construção virou manchete por supostamente derreter carros  - Reprodução/bdonline.co.uk
Construção virou manchete por supostamente derreter carros Imagem: Reprodução/bdonline.co.uk

02/09/2015 13h56

O prédio londrino apelidado de "Walkie Talkie", por causa do seu formato incomum, foi o vencedor da Carbuncle Cup - a Copa Carbúnculo, em tradução literal - deste ano, que premia os "prédios mais horrendos" da Grã-Bretanha.

Desde que foi construído, em 2014, o prédio 20 da Fenchurch Street, no centro de Londres, virou manchete por supostamente provocar corredores de vento capazes de derrubar pedestres e até derreter carros com o reflexo do sol em suas vidraças anguladas.

"Ele se torna mais bojudo no topo, em uma tentativa descarada de maximizar o espaço de alto valor nos andares mais altos, desafiando o princípio de que prédios altos devem se estreitar elegantemente ou pelo menos ter torres paralelas", disse Thomas Lane, o editor da revista Building Design.

Para Lane, o prédio, projetado pelo uruguaio Rafael Vinoly, "invade o horizonte londrino como um penetra em uma festa".

'Inchaço'
"O resultado é que londrinos agora têm de aturar a vista deste carbúnculo inchado", alega. A bojuda cobertura do prédio "premiado" também já foi comparada a um terminal de aeroporto. Apesar de todas as críticas, o responsável pela aprovação do projeto polêmico, Peter Rees, defendeu o prédio em entrevista ao jornal The Guardian.

"É a figura de proa do nosso navio, uma plataforma da qual você pode apreciar a vista vibrante da sala de máquinas da City (o coração financeiro de Londres) atrás de você", afirmou Rees ao diário londrino.

Entre os vencedores da "Copa Carbúnculo" em anos anteriores está o Strata Tower, na região de Elephant and Castle, uma loja do supermercado Tesco no sul de Londres, o terminal de barcas de Liverpool e a reforma do histórico navio veleiro mercante Cutty Sark.

Neste ano, os concorrentes do "Walkie Talkie" eram um prédio da Associação Cristã de Moços, uma casa para estudantes em Cambridge, o Southampton City Gateway.